Cidades

Em Fabriciano, deputada critica municipalização de escolas

FABRICIANO – A subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) de Coronel Fabriciano, em parceria com o vereador Marcos da Luz (PT), promoveu na sexta-feira (9) na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano o debate “Ajuste Fiscal do Governo de Minas e a Municipalização de Escolas da Rede Estadual”.

Presentes a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, vereador Marcos da Luz, dirigente do Sind-UTE Conceição Monteiro e lideranças sindicais, ex-prefeito Chico Simões, diretoras, professores e alunos das escolas estaduais.

As informações que correm aos quatro cantos é a de que três escolas estaduais em Fabriciano serão fechadas ou municipalizadas: Tancredo Neves, do bairro São Domingos, Doutor Querubino, no bairro dos Professores, e Pedro Calmon, no Centro. Se forem fechadas, as outras escolas terão que receber a demanda existente.

DEPÓSITO DE ALUNOS

O vereador Marcos da Luz disse que não se pode deixar que as escolas virem depósitos de alunos. Para Marcos da Luz, o encontro foi importante para iniciar uma mobilização, ouvindo escolas, professores, pais de alunos e outros segmentos.

Marcos da Luz salientou que o município não dá conta nem de manter a sua estrutura própria. “Como dará conta de atender a nova clientela sem nenhuma contrapartida financeira?,”, questiona.

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG

Para a deputada Beatriz Cerqueira, a municipalização de escolas não é um bom caminho. “É muito ruim quando a comunidade fica sabendo dessas informações sem que seja ouvida”, disse, acrescentando que “é por isso que eu estou aqui em Fabriciano hoje”. “Quero ouvir a comunidade e compreender o que está acontecendo de real. Este debate tem que ir para a Assembleia Legislativa e estamos dispostas a realizar uma audiência pública com essa finalidade. A discussão tem que ser entre Prefeitura, Executivo e Legislativo estadual”, afirmou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com