Cidades

Em defesa de Lula Livre, PT do Vale Aço se reestrutura para as eleições

(DA REDAÇÃO) – O Partido dos Trabalhadores em todo o Vale do Aço se prepara para a realização das convenções que serão realizadas no dia 8 de setembro e que definirão as direções partidárias municipais para os próximos 4 anos. As direções eleitas, entre outras atribuições, terão a responsabilidade de conduzir o partido durante as eleições municipais de 2020, definir as alianças e estratégias para o pleito. Em linhas gerais, o Partido define suas novas comissões executivas comprometidas com algumas teses como a defesa da democracia e dos trabalhadores brasileiros, Lula Livre, ampla unidade e fortalecimento do PT, defesa de um governo democrático e popular, enfrentamento aos retrocessos, pluralidade no Partido e socialismo.

Leo Patrick e integrantes da chapa “Lula Livre Já – Unidade e Participação”

Em Ipatinga, a disputa se dará entre duas tendências, a chapa “Lula Livre Já – Unidade e Participação”, liderada por Leonardo Patrick, e “Unidos por Lula Livre”, encabeçada por Antônio Raimundo, veterano do PT ipatinguense desde sua fundação.

Leonardo Patrick, de 22 anos, graduando em Políticas Públicas pela UFF, e atuante na política da cidade desde os 12 anos de idade, quando foi eleito vereador mirim e vice-presidente da Câmara Mirim de Ipatinga. No ensino médio, foi membro do Conselho Municipal de Juventude, representando o movimento estudantil secundarista da cidade. É filiado ao PT, desde os 16 anos. Sua chapa é composta por lideranças de movimentos populares da cidade, militantes das pastorais sociais da igreja católica e sindicalistas.

“Precisamos compreender com muita clareza, os desafios postos às direções partidárias que serão eleitas no dia 08 de setembro. Para que o PT volte à cena política em Ipatinga, é necessário empreender um esforço coletivo que passa por um pacto de recuperação política e estrutural do nosso partido. Com o objetivo de resgatarmos a motivação da nossa militância para o trabalho de construção partidária e atuação permanente num fórum programático, a ser constituído junto dos sindicatos e movimentos sociais, para elaboração do nosso programa para cidade, visando consolidar nossa presença nas eleições municipais do ano que vem. Para a retomada do PT em Ipatinga, é também fundamental ampliarmos a eleição de vereadoras e vereadores. São estes os principais desafios colocados para Direção Municipal do PT de Ipatinga, até 2020”, diz o manifesto da chapa liderada por Patrick.

Veterano do PT ipatiguense, Antônio Raimundo lidera a chapa “Unidos por Lula Livre”

Antônio Raimundo, da chapa “Unidos por Lula Livre”, também ressalta da necessidade de organizar o partido para o enfrentamento das eleições municipais de 2020. Ele avalia que é importante a reaproximação do PT com as bases populares e a fim de romper com os estigmas e a narrativa antipetista,em grande parte fake news, que predominaram durante o impeachment de Dilma Rousseff, prosseguiram com a prisão de Lula e atingiram seu ponto culminante na campanha que elegeu Jair Bolsonaro à presidência. “Nosso objetivo é a unidade partidária e o fortalecimento do PT para enfrentar as eleições municipais de 2020. Vamos buscar ser protagonistas neste processo e ter uma candidatura própria, mas se isso não for possível, vamos avaliar o que é melhor par a cidade”, salienta Antônio Raimundo.

Indagado sobre a proximidade de setores do PT ao governo do prefeito Nardyello Rocha, ele lembra que já existe uma resolução partidária desautorizado os filiados que estão no governo a falar em nome do partido. “Não podemos estar ao lado de quem defendeu o golpe contra Dilma Rousseff e a vitória de Bolsonaro. Temos que estar à esquerda, num projeto democrático e socialista”, salienta, descartando um eventual apoio à reeleição de Nardyello Rocha (Cidadania).

CORONEL FABRICIANO

“Unidade” é a palavra chave no PT em Coronel Fabriciano. Na cidade foi inscrita a chapa única “Revigorar a Militância”, encabeçada pelo militante Francisco Soares (Chiquinho) e formada por todas as forças política que compõem a legenda na cidade.

Integrante da “velha guarda” do PT de Coronel Fabriciano, Chiquinho é candidato de consenso

Candidato único a presidente do diretório municipal do PT em Fabriciano, Chiquinho é um dos fundadores do partido, foi o seu primeiro candidato a prefeito em 1982 e ocupou o cargo de secretário municipal de Governo na administração petista.

Entre diversas lideranças, a chapa tem o apoio dos ex-prefeitos Chico Simões, Rosângela Mendes e dos vereadores Marcos da Luz, Professor Edem e Thiago Lucas. Segundo Chiquinho, o Congresso do PT é o momento de maior participação da militância, de seus filiados e também mostra o caráter democrático do partido, convocando os seus filiados e militantes a participar dos debates de teses e das eleições internas do PT.

Em Fabriciano, a chapa única tem o apoio de diversos setores do partido

Ele afirmou que este é o momento de revigorar o PT em Fabriciano, fortalecendo e unificando toda a base e direção partidária juntamente com a sua bancada de vereadores, para enfrentar os próximos desafios, denunciando os retrocessos dos governos Zema e Bolsonaro, contra os cortes de direitos e a Reforma da Previdência, e se preparando para a retomada do poder e a reconstrução da cidade de Coronel Fabriciano.

SANTANA DO PARAÍSO

O ativista ambiental e militante histórico do PT, Eri Pimenta, ex-secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Santana do Paraíso, é o candidato da chapa de consenso 

“Unidos pelo Paraíso”, que vai conduzir o partido na cidade no próximo quadriênio

“Nosso objetivo é resgatar nosso território, mostrar que estamos vivos e temos muito a contribuir tanto para Santana do Paraíso como para o Brasil. Uma de nossas missões como nova direção é a resistência a esta “velha política” bolsonarista, que não tem nada de novo, e a defesa da classe trabalhadora , que é o objetivo da existência do partido. Também exigimos a libertação de Lula, que é um preso político. Estas são algumas tarefas que temos pela frente”, defendeu Eri Pimenta.

Eri Pimenta encabeça a chapa única “Unidos pelo Paraíso”, defende a classe trabalhadora e luta pela libertação de Lula, que é um preso político

Segundo ele, “muito mais que disputar uma prefeitura e as cadeiras na Câmara de Vereadores, trata-se de avivar no coração da comunidade a idéia de que ela precisa reagir e que partido está junto para reagir contra as injustiças que estão sendo praticadas em todos os níveis no País, como a reforma da previdência, os cortes na educação, o desmatamento, discurso do ódio e do preconceito”.

“Em Santana do Paraíso – prossegue Eri Pimenta –, assim como em nível nacional, sofremos o mesmo desgaste. Mas é preciso lembrar, que o que se desenvolveu em políticas públicas neste período foi exatamente durante as gestões do PT. A história anterior é de nenhum desenvolvimento, e a posterior também. Vimos o que aconteceu depois da saída do PT. Vamos dar a oportunidade de Santana do Paraíso corrigir este equívoco. O PT, embora tenha trazido infraestrutura, participação popular, foi levado na enxurrada, equivocadamente, e isso só vai ser corrigido com a persistência do Partido, mostrando os benefícios que trouxe para a comunidade”.

Eri Pimenta ressalta que é também o momento do Partido dos Trabalhadores fazer uma autori críticas sobre seus eventuais erros. “O PT é constituído de homens que cometem erros e ao longo da história houve erros, não do partido, mas de homens dentro do partido. Por isso, o Partido tem que se constituir de pessoas que tenham brio moral para enfrentar este desafio. Não é possível que pessoas que não tenham qualidade moral, queiram moralizar. Devemos ter a compleição de sermos justos, honestos e coerentes. Ao nos posicionarmos nas escolhas para candidatos a prefeito e vereadores, devemos nos pautar pela escolha de quem tem postura moral na sociedade, que tenha qualidade moral, senão vamos ser igual aos outros e não vamos mostrar a nossa diferença. Assim, vamos nos qualificando e corrigindo moralmente e fazendo a autocrítica, que é necessária não só em Santana, mas em todo o Brasil.

TIMÓTEO

Em Timóteo, foi registrada a chapa “Lula Livre – Sem Medo de ser Feliz”, que tem como candidato à presidência o dentista Robson Araújo.

Robson de Araújo enfatizou que o PT nasceu para fazer diferente. “Mas, a maior ousadia foi se tornar um partido que pudesse abrigar militantes das diversas correntes da esquerda, dos meios acadêmicos, dos movimentos sociais, de setores da igreja e de sindicatos, muitos deles sem vínculo com uma concepção política acabada. O Partido é nossa ferramenta para viabilizarmos as transformações na sociedade segundo nossa crença e propósitos, fundamentado no princípio que o poder emana do povo”.

Em Timóteo, a chapa “Lula Livre – Sem Medo de ser Feliz”, tem como candidato à presidência o dentista Robson Araújo

Para o presidente do Metasita, Antônio Marcos, apoiador do chapa, o momento é de aperfeiçoar a organização partidária e fortalecer o partido, instrumento forjado em quase quatro décadas de lutas populares. “Somos conscientes da responsabilidade que representa termos eleito, apesar do cerco e da perseguição, a maior bancada na Câmara de Deputados, o maior número de governadores, e de termos conquistado 47 milhões de votos com Fernando Haddad no 2° turno. Os desafios à frente são enormes, incluem aprofundar a compreensão das transformações em curso na sociedade e o seu contexto, fazendo com que os debates envolvam a militância de toda a nossa cidade”.

PAUTA

O tema principal do 7º Congresso será a conjuntura política do país, com a ascensão do governo Bolsonaro, da extrema-direita, após uma eleição comprometida pela interdição da candidatura do presidente Lula e o uso disseminado de fake-news no submundo das redes sociais. Estarão aptos a votar no próximo PED, todos os filiados do partido no município de Timóteo, onde os filiados escolherão o presidente e a direção municipal e também as direção estadual e nacional.

“O resultado será uma agenda institucional e popular, com iniciativas de luta pelos direitos do povo e pela conquista da verdadeira democracia no país. Vamos dialogar com os setores populares, como um partido democrático que nasceu para dar voz e vez a quem antes nunca teve. E Lula livre já!”, completou a assistente social Patrícia Nunes.

LULA LIVRE EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Outra chapa registrada em Timóteo é “Lula Livre em Defesa da Democracia”, encabeçada por Marinho Teixeira e composta tanto por militantes históricos do partido na cidade, quanto por novas lideranças. Referência nas lutas a favor da classe trabalhadora, Marinho é líder sindical desde 1987 e ocupou as funções de vice-prefeito e secretário municipal.

Outra chapa registrada em Timóteo é “Lula Livre em Defesa da Democracia”, encabeçada por Marinho Teixeira e composta tanto por militantes históricos do partido na cidade, quanto por novas lideranças

A tese defendida pela chapa ressalta a necessidade de recuperar, preservar e reposicionar o PT de Timóteo no desafio do presente, respeitando seu passado e vislumbrando o futuro: “É com esse conjunto, com esse mosaico de cores e interesses que aceitamos todos nós o desafio de reposicionar o PT no lugar mais iluminado da história local para fazermos frente aos nossos próprios limites – representar condignamente a sociedade timotense, eleger políticos bons, competentes, trabalhadores, sérios, honestos, presentes e comprometidos com as lutas sociais e as aspirações cidadãs mais legítimas em todos os níveis”.

‘‘Em Timóteo, o Partido dos Trabalhadores tem uma bonita história junto à classe trabalhadora e com a sociedade. A ação do PT tem marca e presença inegável na vida da população timotense. Desde sua formação, com apoio de lideranças como foi o Padre Abdala Jorge, no movimento sindical, com lideranças como Marinho Teixeira, pelo Movimento Sem Censura e a presença institucional no legislativo municipal e por vários governos municipais, o PT deixou sua marca positiva. A presença e a força do PT na cidade sempre se confirmaram nos resultados eleitorais com votações expressivas e diferenciadas nas eleições dos Presidentes da República Lula e Dilma Rousseff. A responsabilidade de conduzir na atual conjuntura o Diretório Municipal do PT de Timóteo deve levar em consideração essa história de lutas, para superar desafios e ter condições de avançar nas políticas sociais, contribuindo para o projeto do Partido dos Trabalhadores em nível estadual e Nacional. Construir a unidade do Partido para as próximas disputas eleitorais e assegurar com diálogo e com ações junto às bandeiras de lutas locais e nacionais que são do interesse da classe trabalhadora e da maioria da população. O nome do companheiro Marinho Teixeira e a Chapa ‘Lula Livre em Defesa da Democracia’ têm compromisso com o passado, com o presente e com o futuro desses valores que são coletivos e conquistas do Partido dos Trabalhadores.’’ destaca o ex-deputado federal Ivo José.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com