Nacionais

Em carta, Lula reafirma que não troca sua dignidade pela liberdade

(DO UOL) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em carta, que não irá trocar sua dignidade por sua liberdade. O texto foi lido por seu advogado, Cristiano Zanin Martins. “Quero que saibam que não aceito barganhar meus direitos e minha liberdade”, escreveu o presidente. A jornalistas, o defensor do petista disse que “o ex-presidente Lula não reconhece a legitimidade do processo [do tríplex]”.

Hoje, a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal de Lula, pediu que a PF envie um histórico de conduta do ex-presidente e que sua defesa de pronuncie sobre a progressão do regime. Zanin disse que ainda não foi notificado da decisão. Ele disse, porém, que qualquer manifestação da defesa levará em conta a vontade de Lula. “Lula não aceita condição à sua liberdade”.

SEM BARGANHAS

Zanin explicou ainda que isso não significa que Lula descumprirá decisões judiciais. Só não aceitará “barganhas”. “O Estado não pode impor a qualquer cidadão o cumprimento de uma condição”, disse.

REUNIÕES NA PRISÃO

O advogado esteve com Lula nesta manhã, na carceragem da Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba. Lula está preso no local desde 7 de abril de 2018. Além de Zanin, estiveram com Lula nesta manhã a deputada federal e presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Gleisi Hoffmann, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), e outros cinco advogados que trabalham na defesa do ex-presidente.

O encontro serviu justamente para que todos conversassem com Lula sobre a possibilidade de ele deixar a prisão e cumprir o restante de sua pena por corrupção no caso do tríplex do Guarujá em regime semiaberto. Lula já tem direito a progredir de regime de prisão. Na sexta-feira, o MPF-PR (Ministério Público Federal do Paraná) pediu à Justiça Federal de Curitiba que Lula passe para o regime semiaberto. Procuradores da Lava Jato, incluindo o coordenador da operação, Deltan Dallagnol, assinaram um ofício alegando que Lula cumpria os critérios para um “regime mais brando”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com