Policia

Em audiência pública sobre violência, sociólogo sugere a guarda municipal

ACS CMI

IPATINGA – O doutor em Sociologia Luis Flávio Sapori apontou a criação de uma guarda municipal como uma das medidas a curto prazo para ajudar o combate à violência no município de Ipatinga. Ele afirma que a guarda municipal teria o papel de patrulhamento ostensivo em regiões urbanas, auxiliando a Polícia Militar nessa atribuição.
A afirmação foi feita na quinta-feira (17) em audiência pública solicitada pelo vereador Jadson Heleno, que debateu o tema “Violência urbana: suas causas e consequências na sociedade”.

TURBULÊNCIA
Segundo o vereador Jadson, Ipatinga atravessa um período turbulento em relação à segurança pública. Roubos, furtos e homicídios vêm se tornando comuns no município. Para Sapori, autor de diversos livros sobre o assunto, a guarda municipal possui um caráter humanitário reconhecido por especialistas, em razão da proximidade com a população. “Ano passado, lei aprovada pelo Congresso Nacional avançou na prerrogativa da guarda municipal. Agora, ela pode ajudar a PM na prevenção criminal”, disse Sapori.

OLHO VIVO
Outro ponto debatido durante a audiência se refere à reativação do Olho Vivo, projeto de monitoramento por meio de câmeras instaladas em locais públicos. “Olho Vivo é muito importante, pois o monitoramento vai de fato reduzir a incidência de crimes. A PM ficou encarregada de fazer um estudo técnico, que já está pronto, dependendo agora de recursos. Não vai solucionar todos os problemas, mas é uma ferramenta.

Portanto, nós vamos ganhar muito com a retomada e espero que isso ocorra o mais breve possível”, disse o coronel Edvânio Rosa Carneiro, comandante da 12ª região da PM.

TRÁFICO E IMPUNIDADE
Ao falar na tribuna, Luis Flávio Sapori apontou o tráfico de drogas e a impunidade como principais causas da escalada da violência nos últimos anos no país. Ele elencou o que tem que ser feito para aprimorar o combate aos crimes. “Em termos práticos, os governos federal, estadual e municipal têm que traçar um plano de ação em conjunto. Melhorar as ações preventivas da Polícia Militar e investigativas da Polícia Civil.

Delegacias especializadas precisam existir nas principais cidades do país. Além disso, é necessário profissionalizar o sistema prisional. Não é política social que reduz a violência, mas sim projetos específicos que tenham vontade política e orçamentária”, disse ele.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com