Cultura

Eleições 2020: desarmar os espíritos e avançar!

Antônio Pirralho(*)

As eleições de 2020 se avizinham. É preciso buscar a superação das nossas dificuldades e compreender o momento político que se apresenta em nível nacional, com forte impacto nos municípios e nas disputas que desembocarão em outubro desse ano. Essa superação passa, necessariamente, por nossa capacidade e compreensão de que é preciso irmos além de nós mesmos, construindo alianças locais bem arejadas, fundamentadas em princípios, e programas bem delineados. Temos a clareza de que existem diferenças e divergências, porém o atual momento de acirramento e ameaça à democracia brasileira, impõe que não só as reconheçamos, mas sobretudo as respeitemos no plano político e das idéias,  visando a construção civilizatória e não o aniquilamento do contraditório. 

Há tempos não sofríamos tantas derrotas como recentemente. Tendo como exemplos as nossas participações nos últimos pleitos – nacional, estadual e municipal -. Precisamos trazer de volta o entusiasmo e o encantamento da nossa histórica militância, estimular o efetivo protagonismo da mulher, e contaminar positivamente as novas gerações, que com certeza estarão na ribalta das futuras disputas políticas no nosso município. Não podemos decepcioná-las. É preciso evitar a tradicional prática política tão nociva, e de triste memória. Prática essa, que deve ser banida do nosso município, da vida política da nossa região, do estado e do país. É preciso avançar! A nossa tática eleitoral local precisa levar em conta que o debate nacional, hoje tão desfavorável às massas populares e que pode começar a ser revertido, a partir das próximas eleições municipais. É a nossa oportunidade de trazer pra mais perto da população um debate, hoje, dominado pela mídia conservadora, mantido com gordas fatias de publicidade do nefasto governo Bolsonaro. Derrotar o debate oficial e esse projeto de poder que retira direitos é urgente, e precisa ser a tônica dos nossos discursos e das nossas ações nas eleições desse ano.

“A sociedade está muito estressada com anos e anos de conflito, e muito esperançosa por um caminho que melhore sua vida. É isso que as pesquisas têm mostrado. Não vejo esse automatismo. Que a rejeição a A e B necessariamente fortalece C. E não descartaria essa polarização, ao contrário. O antagonismo entre o bolsonarismo e o lulismo continua a ser a força estruturante da política brasileira. Acredito que essa divisão vai se manter. A disputa vai depender da capacidade de um polo ou de outro de ampliar alianças. Quem crescer mais terá mais vitórias. É preciso ter um programa básico, mínimo, que sustente essas alianças. Sem perder a identidade, mas também sem sectarizar. No nosso caso, os princípios fundamentais são: defesa da democracia, do Brasil e dos mais pobres. Aqui, juntamos em torno desse programa 16 partidos e estamos governando com todos. É possível, sim. E é necessário fazer.” (Flávio Dino do PCdoB. Governador do Maranhão, reeleito).

Construir uma ampla aliança política local, bem assentada em bases programáticas e comprometida, desde já, em formular um programa de governo capaz de colocar nossa cidade na vanguarda dos novos modos de desenvolvimento sustentável, com forte participação popular passa a ser, no meu entendimento, a principal tarefa deste trimestre. Ter uma candidatura majoritária competitiva, com chances reais de vitória, com capacidade  agregadora e fidelidade rigorosa ao nosso programa, nos permitirá eleger uma forte bancada progressista à Câmara Municipal de Ipatinga, que além do Fiscalizar e Legislar, seja capaz de fomentar o debate além da Democracia Representativa, alimentando na população a necessidade do exercício da Democracia Participativa, ampliando com isso a transparência e o Controle Social sobre a Coisa Pública.

Essa Frente Ampla Local, com conteúdo programático claro, alianças bem alinhavadas, candidaturas de prefeito, vice, e a nossa chapa à Câmara Municipal, deve ser capaz de gerar a confiança necessária na maioria da população, garantindo a vitória do povo Ipatinga no mês de outubro deste ano.

(*) Antônio Ventura Pirralho de Lima é filiado ao PT de Ipatinga/MG

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com