Cidades

Eleição em Minas Gerais teve renovação de 80% dos prefeitos

O deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) governará Contagem pela primeira vez      (Crédito: Frederico Haikal/Jornal Hoje em Dia)

BH – Com a realização do segundo turno em quatro cidades mineiras, nesse domingo (28), chegaram ao fim as eleições municipais de 2012 e, dessa forma, Minas Gerais ganhou um novo cenário com a renovação de 680 prefeitos, quase 80% do quadro de gestores no estado. Mas, um dado chama a atenção nessa renovação: cidadãos de 123 municípios elegeram, como prefeitos, candidatos que já foram chefes do poder executivo, entre os anos de 2000 e 2008.
De acordo com o levantamento realizado pelo Departamento de Captação de Recursos da Associação Mineira de Municípios – AMM, 557 prefeitos enfrentarão os desafios de gerir um município pela primeira vez. Esse número representa 65,3% do quadro de gestores em todo o Estado.
Nas 358 cidades onde os atuais prefeitos tentaram reeleição, apenas 173 conseguiram o feito. O número significa que, aproximadamente, 50% dos candidatos foram reeleitos, ficando abaixo da média das últimas eleições, que girava em torno de 65%. O número de prefeitos reeleitos representa, portanto, menos de 20% dos atuais 853 prefeitos em Minas.
O presidente da AMM, prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, destaca que a mudança do quadro de gestores foi muito significativa. “Quase 80% de renovação superou todas as projeções feitas. Acredito que esses novos prefeitos têm tudo para fazer grandes gestões, dando continuidade a belos trabalhos que temos visto pelo estado, demonstrando a excelência em gestão pública que Minas Gerais tem hoje”, ressalta.

ORIENTAÇÃO

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Associação Mineira de Municípios – AMM promove um grande evento que vai reunir os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores mineiros, eleitos em 2012, para apresentar os principais aspectos e desafios que nortearão a gestão pública municipal nos próximos quatro anos. O 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos será realizado no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, e contará com a participação de representantes dos governos Estadual e Federal, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, do Tribunal de Contas do Estado – TCE e diversas outras instituições.
Os objetivos do Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos são: promover o debate acerca dos desafios do processo de transição política/administrativa do ano de 2012; apresentar e discutir os principais desafios que os novos gestores públicos municipais enfrentarão no mandato; fomentar o processo de compartilhamento de conhecimento, de processos e procedimentos de políticas públicas municipais; e promover a comunicação e o intercâmbio de experiências e informações entre os setores públicos, e entre os setores públicos com a iniciativa privada.
O 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos se destaca por ser um evento voltado para prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, equipes de transição, assessores, servidores municipais, governos Estadual e Federal, agentes políticos e empresas com foco em municípios. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo www.portalamm.mg.org.br.


Tranquilidade marca 2º turno no Estado
BH
– A votação nas quatro cidades mineiras com segundo turno (Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba) transcorreu sem problemas. Atendendo ao pedido do presidente do TRE-MG, em ofício encaminhado na última sexta-feira (26), alguns candidatos entregaram, no sábado (27) à noite nos Batalhões da Polícia Militar, material impresso de campanha não utilizado. Em Contagem, o 18º Batalhão recebeu quatro toneladas de material, em Uberaba o 4º Batalhão recebeu quatro toneladas, e, em Juiz de Fora, o 2º Batalhão recebeu material que encheu três caçambas de Fiorino.
A Polícia Militar registrou três ocorrências na madrugada de domingo, referentes à propaganda eleitoral irregular, sendo uma em Contagem (afixação de cartazes), uma em Uberaba (motocicleta jogando panfletos na rua), e uma em Montes Claros (boca de urna).
O movimento nos cartórios eleitorais de Belo Horizonte para recebimento de justificativa eleitoral foi intenso. Na rodoviária de Belo Horizonte, o movimento foi maior no início da manhã.

CONFIRA OS ELEITOS
Uberaba
Paulo Piau (PMDB) – 51,36%
Contagem
Carlin Moura (PC do B) – 65,9%
Montes Claros
Ruy Muniz (PRB) – 56,15%
Juiz de Fora
Bruno Siqueira (PMDB) – 57,16%

Mais dois deputados estaduais são eleitos
BH
– Com o resultado do 2º turno das eleições municipais realizadas neste domingo (28/10/11), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais terá dois novos deputados a partir de janeiro, ocupando a vaga dos parlamentares que foram eleitos prefeitos. Carlin Moura (PCdoB), que conquistou a prefeitura de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte) com 65,9% dos votos, será substituído pelo jornalista Mário Henrique Caixa, do mesmo partido. Já Bruno Siqueira (PMDB), eleito com 57,16% dos votos em Juiz de Fora (Zona da Mata), deixará a vaga para o segundo suplente do partido, o médico e empresário Leonídio Bouças.
Outros três deputados estaduais disputaram o 2º turno, mas não foram eleitos: Paulo Guedes (PT), que disputou a prefeitura de Montes Claros (Norte de Minas) com o ex-deputado Ruy Muniz; Durval Ângelo (PT), que enfrentou o prefeito eleito em Contagem; e Antônio Lerin (PSB), que concorreu com Paulo Piau em Uberaba (Triângulo Mineiro).
Três parlamentares eleitos no 1º turno também vão deixar a Assembleia em janeiro: o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros (PV), e os prefeitos eleitos Antônio Júlio (PMDB), em Pará de Minas, e Delvito Alves (PTB), em Unaí. Em suas vagas, entram, respectivamente, Juarez Távora, Cabo Júlio e Juninho Araújo.
Juninho estava ocupando a vaga de Bráulio Braz, também do PTB. Bráulio exercia o cargo de secretário de Estado de Esportes e da Juventude desde fevereiro de 2011, e no último dia 25 reassumiu suas funções na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O cargo de secretário foi assumido pelo deputado federal Eros Biondini (PTB).


Justificativa eleitoral deve ser apresentada até 27 de dezembro
Brasília
– O eleitor que não votou no segundo turno das eleições por estar fora de seu domicílio eleitoral e não justificou a ausência tem até o dia 27 de dezembro para regularizar sua situação. Quem faltou ao primeiro turno do pleito deve regularizar a situação até o dia 6 do mesmo mês.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nos postos de atendimento ao eleitor. O documento também pode ser baixado no site do TSE.
O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido de tirar passaporte, participar de concurso público, obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em escola pública, entre outras sanções. Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado.
Os eleitores residentes no exterior que não se cadastraram para votar no país onde se encontram e os que estiverem fora do Brasil no dia do pleito municipal devem justificar a ausência do voto no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil. Os cadastrados para votar no país onde moram não votam nem precisam justificar a ausência na eleição municipal, pois votam apenas em pleitos para presidente da República.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com