Cidades

Eleição em Ipatinga terá 2.044 mesários

Justiça já definiu data para treinamento dos mesários que trabalharão nas eleições de outubro

 

IPATINGA – A Justiça Eleitoral recrutou 2.044 mesários para trabalhar nas eleições municipais de 7 de outubro. A convocação oficial foi encaminhada pelos cartórios eleitorais de Ipatinga ontem.
Os eleitores nomeados para compor as mesas receptoras ou juntas eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça, sem prejuízo do salário ou qualquer outra vantagem. E ainda desfrutarão de dispensa pelo dobro de dias de convocação. Os mesários são voluntários.
Segundo a legislação eleitoral, as mesas receptoras de votos e de justificativa devem ter: dois mesários, dois secretários, um presidente e outro suplente. Sendo a convocação do segundo secretário e um suplente facultado a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Não poderão ser nomeados para mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, incluindo o cônjuge. E os membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva.
As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança no Executivo, os que pertençam ao serviço eleitoral e eleitores menores que 18 anos também são vedados.
A lei proíbe ainda que na mesma mesa receptora de votos participem parentes em qualquer grau ou de servidores da mesma repartição pública ou empresa privada. Não se incluem na proibição os servidores de dependência diversas na mesma secretaria de estado ou municipal, autarquia ou fundação pública de ente federativo, sociedade de economia mista ou empresa pública.

DISPENSA
O mesário tem o prazo de até cinco dias após o recebimento da convocação para comunicar à Justiça Eleitoral que não poderá exercer a função. O nomeado que não declarar a existência de impedimento incorrerá na pena de detenção de até seis meses ou pagamento de 90 a 120 dias-multa.

IPABA E PARAÍSO

No município de Ipaba, o número de mesários que ajudarão nas eleições de outubro é de 160. Já em Santana do Paraíso, foram convocados 192. O treinamento oferecido pelos cartórios foi marcado para: 12 e 13 de agosto (mesários da zona 130°), 14 e 17 de agosto (mesários da zona 131°) e 19 e 20 de agosto (mesários da zona 348°).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com