Nacionais

Eleição da Câmara Mirim 2017 movimenta alunos de Ipatinga

IPATINGA – A Eleição da Câmara Mirim de Ipatinga acontece nesta quarta-feira (4) e movimenta o meio estudantil. Um total de 37 escolas da rede pública e particular participam do processo. São em média 10.500 eleitores e 151 candidatos.
A votação tem início às 7h30 e se estende até as 17 h, em todas as escolas participantes. Estão aptos a votar os alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que poderão votar nas dependências de sua escola, no entanto, é permitido votar em candidatos de outras instituições de ensino. O maior colégio eleitoral é a Escola Municipal Artur Bernardes, com 731 alunos aptos a votar, seguido do Colégio São Francisco Xavier, com 593 eleitores.

LEGISLATURA
Serão eleitos 76 vereadores mirins, a legislatura de dois anos é dividida em quatro mandatos com duração de seis meses, sendo cada um deles composto por 19 jovens parlamentares. Para a campanha, cada candidato inscrito recebeu mais de mil santinhos. Na peça de divulgação, constam foto e número do candidato (a), além da sua biografia e propostas. Na porta de cada sessão eleitoral, será afixada uma lista com os nomes e números de todos os candidatos.

O PROCESSO

Todo processo eleitoral está sendo acompanhado por técnicos da Câmara de Ipatinga. Servidores trabalharão como mesários e estarão encarregados na instalação da seção, na condução das votações e no encerramento do pleito. A apuração será feita no plenário da Câmara de Ipatinga, com início previsto para as 17h30, e, aproximadamente às 19 h, deverá ser divulgado o resultado.

INSPIRAÇÃO

Autor do projeto que instituiu a Câmara Mirim em Ipatinga, o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha, fala sobre a importância desse trabalho.
“A Câmara Mirim é uma realidade mais do que regional, tendo inclusive uma importância em nível nacional, pois foi base para a implantação de projetos semelhantes em várias cidades de Minas Gerais e do país. Os vereadores mirins são, sem dúvida alguma, o orgulho para o Legislativo e para a nossa cidade”, ressalta o vereador e ainda enfatiza “o sucesso do projeto é fruto de um esforço conjunto dos vereadores, servidores em geral e o apoio irrestrito das escolas, sejam elas públicas ou privadas”.

REFLEXÃO

O parlamentar ainda ressalta que “esta nova eleição representa, principalmente em um momento de muita reflexão política no país, um novo ciclo para a vinda de jovens cidadãos que farão a diferença no amanhã. A participação das famílias também nos alegra muito, fazendo uma corrente perfeita entre o poder público, a escola e a família”, finaliza Nardyello.
Toda a coordenação das eleições é feita pela equipe técnica do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara de Ipatinga. O processo eleitoral iniciou ainda no início do ano, quando o vereador Nardyello Rocha assinou regulamento eleitoral da Câmara Mirim e, a partir daí, foram realizadas reuniões com secretário de educação, Superintendência Regional de Educação, diretoras de todas as escolas, justiça eleitoral, dentre outras ações, a fim de viabilizar todos os procedimentos necessários para a realização da eleição.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com