Cultura

EJA de Ipatinga é finalista da Medalha Paulo Freire

IPATINGA – A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ipatinga está entre as 10 experiências mais relevantes do país nesta modalidade. O projeto da Prefeitura de Ipatinga “Saberes e Sabores da EJA do Campo” está entre as propostas finalistas inscritas no prêmio “Medalha Paulo Freire”. O concurso, organizado pela Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (MEC), vai premiar as cinco melhores propostas pedagógicas da EJA desenvolvidas em todo o país.

REFERÊNCIA

“Educar é dar condições para melhorar a vida das pessoas. É, também, dar condições para que as pessoas ampliem seus próprios horizontes. Desde que o nosso programa de governo foi apresentado e aprovado pela maioria da população, nosso trabalho mais intenso tem sido recuperar a Educação de qualidade, que fez de Ipatinga uma referência nacional”, destaca a prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta.

A divulgação do resultado final será realizada nos próximos dias, durante a Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos – Confintea Brasil +6, que será realizada em Brasília, nos dias 25 a 27 de abril, reunindo professores em educação, gestores estaduais e municipais, representantes de universidades, conselhos de educação, movimentos sociais e ONGs, além dos Fóruns de EJA, que vão debater e avaliar as políticas implementadas para a modalidade de educação de jovens e adultos.

SABERES E SABORES
Durante a conferência, as 10 melhores experiências da EJA, previamente selecionadas pelos jurados do prêmio “Medalha Paulo Freire”, realizarão uma apresentação de suas propostas. Representando a cidade de Ipatinga, Maria Auxiliadora Pimentel Oliveira, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino de Ipatinga, apresentará o projeto “Saberes e sabores da EJA do Campo”. A iniciativa engloba ações de valorização das experiências dos estudantes e inclui oficinas envolvendo economia solidária, esporte, cultura e geração de renda.

AVALIAÇÃO

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Ipatinga recebeu uma avaliadora do prêmio para observação in loco. Durante a visita, a professora Edna Lopes, que é integrante da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), conheceu as atividades desenvolvidas pela EJA no campo e conversou com professores e estudantes.

Na Escola Municipal Professor Mario Casassanta, localizada no Ipaneminha, foram apresentadas as quitandas, bijuterias, pinturas e bordados confeccionados pelos próprios educandos, nas Oficinas Interativas, que visam a geração de renda para os alunos.

Já na Escola Municipal Hermes Oliveira Barbosa, os estudantes apresentaram as peças produzidas a partir da fibra da bananeira, produto muito comum na região. “Mostramos à avaliadora as peças produzidas por nossos alunos, como jogos americanos, bolsas, cestos, luminárias. Esta atividade é desenvolvida desde março de 2015, com uma matéria prima abundante em nossa comunidade, que é a fibra da bananeira”, relatou a diretora Lucimere Lage Amorim, da escola do Pedra Branca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com