Nacionais

EBC sai do ar e volta só com a versão de Romero Jucá

DA REDAÇÃO – Até às 11 horas, quando todos os sites e noticiários online já haviam publicado matérias sobre a gravação entre o ministro Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, a Agência Brasil, um dos serviços de comunicação pública da EBC, não havia divulgado nada sobre o assunto; funcionários da empresa começaram a reclamar e a perguntar aos novos dirigentes se estava havendo censura ao noticiário; pouco depois, o sistema de internet e intranet da EBC saiu do ar, aparentemente por problemas técnicos
Na semana passada, o portal da EBC também ficou fora do ar. Nesta segunda, “sanado” os problemas técnicos, o site da EBC publicou a versão de Jucá e omitiu o conteúdo da gravação entre ele e seu interlocutor.
O novo diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Laerte Rimoli foi alçado ao cargo no lugar do jornalista Ricardo Melo, exonerado do cargo no último dia 17 de maio.

MANDADO DE SEGURANÇA
No mesmo dia da exoneração, Melo entrou com mandado de segurança com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), para manter-se no cargo, com base na lei de criação da EBC. O Artigo 19 da Lei 11.652/2008 prevê que o diretor-presidente e o diretor-geral da empresa sejam nomeados pelo presidente da República, mas só serão retirados do cargo após duas moções de desaprovação do Conselho Curador da EBC. "O parágrafo segundo do mesmo artigo diz que ‘o mandato do diretor-presidente será de quatro anos’", afirmou Melo na ação judicial. Na Corte, a relatoria da ação ficou com o ministro Dias Toffoli, que determinou a notificação do presidente da República interino para que ele preste informações em 72 horas.
Na posse, Rimoli disse que pretendia devolver a EBC para os brasileiros e para os jornalistas que fazem a empresa. “Nós vamos devolver esta empresa para a sociedade brasileira e vamos fazer o básico, que é jornalismo. Jornalismo como nós todos conhecemos, arroz com feijão. A empresa não pode servir a outros propósitos que não seja o propósito da informação”, disse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com