Nacionais

Dráusio Varella dichava tabus, riscos e hipocrisia sobre maconha

(DA REDAÇÃO) – O médico Dráusio Varella acaba de lançar em parceria com o UOL uma série de cinco vídeos de cerca de 10 minutos cada sobre a maconha. A série “Dráusio Dichava” é dividida nos episódios: “Era uma vez uma Planta”, “A Brisa”, “Cannabusine$$”, “Onde o Bicho Pega” e “O Jardineiro Fiel”. Em cada parte é abordado um tema diferente sobre o consumo recreativo ou “adulto” da canabis

Na introdução à série, Dráusio ressalta que há anos em todo vídeo que ele posta no canal tem uma série de comentários pedindo para abordar o tema. “Pois bem, agora são 4:20, hora exata sobre falar maconha”, diz ele. “Como sou médico acham que vou falar sobre o uso medicinal da maconha, mas acho que essa parte científica deve ser estudada cientificamente. Não existe razão nenhuma para proibir este tipo de estudo. Se nós podemos beneficiar algumas pessoas, porque não usar para maconha o mesmo critério que usamos para outros produtos”, defende.

“O que quero discutir – reitera – é o uso recreativo, ou como aprendi no decorrer da série, “o uso adulto da cannabis”. Este é um tema que desperta muitas dúvidas, para esclarecê-las vamos, ao longo dos episódios conversar com cientistas, médicos, advogados, ativistas, um policial e um cultivador e comerciante de maconha”, adianta Dráusio. “Repito: nós vamos tratar aqui, exclusivamente, do uso adulto da droga, pois é aí que moram os riscos, tabus e a hipocrisia. E é sob este enfoque que vamos ‘dichavar’ este assunto”, conclui.

EPISÓDIO           

No primeiro episódio, Dráusio Varela aborda a lua contra a descriminalização da maconha no Brasil desde as primeiras Marchas da Maconha, a repressão até a legalização da Marcha pelo Supremo Tribunal Federal (STF), reconhecendo-a como um direito constitucional de liberdade de expressão e manifestação.

Em “A Brisa”, Dráusio discute como a maconha age no cérebro, quais são os seus feitos, os riscos de criar dependência e danos aos usuários. “Quem pode e quem não pode usar a droga? Na busca de uma visão imparcial sobre o assunto e sem ideias pré-concebidas vamos ouvir a opinião de estudiosos que tem pontos de vistas diferentes como Valentim Gentil, professor titular da cadeia de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e Renato Fillet, pesquisador do Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas”, adianta o médico.

No terceiro episódio, “Cannabusine$$”, Dráusio entrevista os “maconhistas” integrantes do canal “UmDois”, proprietários de tabacarias e outras iniciativas comerciais do mundo canábico. “Onde o Bicho Pega” discute os aspectos legais do uso da maconha e suas consequências no Brasil, a guerras as drogas desencadeada pelos EUA. “Uma das coisas que o Brasil importou dos EUA foi a guerra às drogas. Nos últimos 40 anos o combate às drogas custou aos cofres americanos US$ 1 trilhão. Quando eu comecei a trabalhar no Carandiru, em 1989, tínhamos 90 mil presos no Brasil. Hoje são mais de 800 mil. Mais da metade desta população é de jovens de baixa renda, entre 18 e 29 anos, dos quais 64% são negros. A posição da justiça em relação à maconha é apenas mais um capítulo da história da desigualdade social no País”, diz Dráusio Varela neste episódio.

Em “O Jardineiro Fiel”, último episódio da série, Varela mostra experiências de plantio clandestino de maconha no Brasil e sua comercialização, em moldes que fogem do “tráfico” tradicional . “A legalização da maconha dissiparia as sombras e tiraria o produtor de maconha da clandestinidade”, diz Dráusio durante o episódio.

SERVIÇO

Série “Dráusio Dichava”

Disponível no Portal Drauzio Varella: Drauziovarella.uol.com.br/.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com