Esportes

Domingo é dia de Run for Parkinson’s

IPATINGA – Na última segunda-feira (11/04), foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1998, para esclarecer a doença e informar as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenha mais qualidade de vida. Em Ipatinga, a Associação dos Parkinsonianos, com o apoio da Prefeitura de Ipatinga, prepara a 4ª edição do Run for Parkinson’s. O evento esportivo e de conscientização para a causa acontecerá no próximo domingo (17/04), no Parque Ipanema. A largada está prevista para as 8h, em frente ao galpão principal do Parque Ipanema. Corredores, atletas de finais de semana, ciclistas, skatistas, cadeirantes e amantes das caminhadas são convidados a participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento, a partir das 7h30. Basta o participante usar uma camisa branca no dia da corrida. Os números serão fornecidos pela Associação dos Parkinsonianos.

ALERTA

Segundo a organização do evento, a ideia faz parte de um movimento mundial que busca chamar a atenção da sociedade em geral, comunidade científica e autoridades para a doença. O objetivo é mostrar o crescimento da incidência da doença, bem como buscar investimentos em pesquisas que possam contribuir para o entendimento e a cura.
Também são parceiros do Run For Parkinson’s o Rotary Club de Ipatinga, Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) e Ipanimas Esporte Clube.

A DOENÇA
O Parkinson ou Paralisia Agitante é uma doença progressiva do sistema neurológico e que afeta principalmente o cérebro. A enfermidade foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. O paciente tem a perda gradativa dos movimentos e apresenta tremedeiras, que se intensificam em estágios avançados da doença. Outros sintomas são: rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita. Segundo a OMS, cerca de 1% da população com mais de 65 anos tem a doença. No mundo, mais de quatro milhões de pessoas são afetadas e no Brasil estima-se que cerca de 200 mil pessoas acima dos 60 anos sejam portadoras da doença. O Parkinson raramente acomete jovens adultos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com