Cidades

Documentário sobre Rodrigo Neto será lançado em audiência na AL

IPATINGA – A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quarta-feira (9), a partir das 9:00h, audiência pública para discutir casos de violência contra profissionais da imprensa. O objetivo é debater medidas de segurança que possam evitar novas ocorrências. A reunião, solicitada pelo presidente da Comissão, deputado Cristiano Silveira, foi motivada por denúncias enviadas pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

“Recebemos relatos de ameaças e de agressões físicas a jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, principalmente os que estão trabalhando na cobertura de protestos. E essas agressões vêm tanto de policiais quanto de manifestantes. É uma situação preocupante, que coloca em risco a liberdade de imprensa em nosso país. Precisamos adotar medidas que garantam a segurança desses profissionais no exercício de suas funções”, afirma Cristiano Silveira.

Durante a reunião, será lançado o documentário “Impunidade mata”, que conta a história do jornalista investigativo Rodrigo Neto, que foi assassinado com três tiros, em 2013, em Ipatinga. Na época do crime, profissionais da imprensa da região se uniram e criaram o Comitê Rodrigo Neto para cobrar rigor na apuração do caso. O filme foi produzido pela Artigo 19, organização não governamental (ONG) que atua em defesa da liberdade de imprensa, com apoio do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

OCORRÊNCIAS
Em 2014, três profissionais da imprensa foram assassinados e 129 sofreram agressões, entre ataques, ameaças, detenções, intimidações, censura e condenações. Os números são do relatório anual sobre a violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil, produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). De acordo com o documento, os principais agressores são policiais, guardas-civis, políticos e assessores de políticos. Metade dos casos ocorreu durante cobertura de manifestações no país.

CONVIDADOS
Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Polícia Militar (PMMG), Ministério Público (MPMG), Defensoria Pública, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (Aforc-MG), Jornalistas Livres, Artigo 19 e Mídia Ninja.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com