Internacionais

Uruguai: Surpresa no empate técnico adia resultado das eleições presidenciais

Com 100% das urnas apuradas Lacalle ficou com 48,7% e Martínez obteve 47,5%, uma diferença de 1,2%.

MONTEVIDÉU – Contrariando as últimas pesquisas eleitorais, que davam vantagem a Lacalle Pou com 51%, o segundo turno das eleições eleitorais no Uruguai realizado neste domingo (24), entre Daniel Martínez, Frente Ampla (FA), e Luis Lacalle Pou, Partido Nacional (PN), teve uma diferença de apenas 30 mil votos. Lacalle Pou obteve 1.168.019 votos e Daniel Martínez 1.139.353. Os votos em branco foram de 1,4% e nulos 2%.

De acordo com a Corte Eleitoral do país, os números caracterizam empate técnico, quando se obtém menos de 5 mil votos, e haverá uma recontagem. Para isso, os votos “observados” serão analisados para garantir a legitimidade da eleição.

No Uruguai as eleições se realizam distribuindo grupos de cidadãos em diversos circuitos eleitorais que devem votar nestes locais. Caso não seja possível, a pessoa deve emiti-lo na condição de “voto observado”, procedimento que demora mais por conta da averiguação dos dados. Neste segundo turno, essa modalidade de voto foi de mais de 35%.

O partido da esquerda Frente Ampla, no poder há 15 anos, obteve a maioria dos votos em Montevidéu e Canelones, enquanto o Partido Nacional ganhou nas outras cidades.

Martinez disse que não reconheceria Lacalle como vencedor até o anúncio oficial, sendo que o candidato do Partido Nacional retrucou dizendo que sua vitória é “irreversível”.

A recontagem será apurada a partir desta terça (26). O resultado oficial deve sair até sexta-feira(29).

TURBULÊNCIAS

Na noite e madrugada anterior ao segundo turno, houve um ataque a um ônibus das forças armadas que levavam as urnas eleitorais, denúncias do Partido Nacional de que cédulas de votação estavam rasuradas. Além disso, a divulgação de um vídeo e mensagens de Whatsapp de Guido Manini Rios, candidato do Partido Cabildo Abierto e ex-comandante do exército de Tabaré Vásquez, com conteúdo a favor de Lacalle e ameaças a quem votasse no Frente Ampla.

PRIMEIRO TURNO

No primeiro turno das eleições realizadas no dia 27 de outubro, Daniel Martínez obteve 40,7% dos votos, Lacalle Pou ficou 29,9%, enquanto Ernesto Talvi (Partido Colorado) com 11,8% e Guido Manini Rios (Cabildo Aberto) somou 9,6%.

O apoio dos dois últimos candidatos da direita a Lacalle Pou, logo após o resultado do primeiro turno, abriu vantagem para sua candidatura.

Na Câmara dos Deputados, a direita conquistou 56 das 99 cadeiras; enquanto que no Congresso conseguiu 17 das 30 vagas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com