Cidades

Discussões avançam para implantação do Centro de Castração de cães e gatos de Ipatinga

IPATINGA – Os vereadores Adiel Oliveira (PMN) e Fernando Ratzek (Cidadania) juntamente com o Secretário de Saúde Cleber Faria, se reuniram com as veterinárias Shara Regina e Amanda Martins, a gerente do setor de zoonoses, Eliana Lana e a diretora do departamento, Sâmela Iglesias, para discutir a viabilidade da implantação do Centro de Castração e da aquisição de um Castra Móvel para o município. O objetivo desde que começaram trabalhar em conjunto no projeto é a diminuição da população de animais de rua em Ipatinga.

Durante a reunião, a equipe técnica da Prefeitura disse que vai focar os esforços na implantação do Centro de Castração dentro da estrutura já pertencente à prefeitura. De acordo com o secretário de Saúde, será necessário realizar pequenas reformas para adequação de locais disponíveis. “São ações que faremos no intuito de adequar os locais que já temos visando economia e viabilidade para atender as exigências da resolução 367/19 do Conselho Regional de Medicina Veterinária”, disse o secretário.

VONTADE POLÍTICA

O vereador Adiel Oliveira avalia positivamente os avanços na idealização do Centro de Castração. “Vimos vontade política por conta da Administração Municipal do prefeito Gustavo Nunes, em trabalhar políticas públicas para os animais de rua. Atualmente temos recebido reclamações quanto a superpopulação, principalmente de gatos, a exemplo do bairro Bela Vista. Vejo que a única forma para solução é adoção consciente, quando o dono cuida e depois leva o animal para castrar. A unidade móvel de castração, conhecida como Castra-Móvel, soma esforços e possibilita o atendimento in loco de comunidades carentes. Só assim vamos impactar na situação em um curto espaço de tempo”, disse Oliveira.

CASTRA-MÓVEL

Já o vereador Fernando Ratzek tem mobilizado para obtenção de recursos para o Castra-Móvel. “Sabemos que a implantação do Centro de Castração de certa forma é mais viável, mas temos conversado com deputados para conseguirmos emendas parlamentares para compra de um Castra Móvel e custeio. Estamos trabalhando conjuntamente para solucionarmos a questão da superpopulação de animais de rua no município”, disse o vereador.

Está marcado para a próxima semana um novo encontro do grupo para que seja verificado in loco os potenciais locais para a sede do Centro de Castração do Município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com