Cultura

Diretora do grupo Giramundo ensina manipulação de bonecos

IPATINGA – Já estão abertas as inscrições para a oficina “Manipulação de Bonecos” que será ministrada por Beatriz Apocalypse, do Giramundo Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte. A oficina, que terá a carga horária de 20h/aulas, será inteiramente gratuita, aberta a todo o público em geral com faixa etária mínima de 15 anos.

A oficina faz parte da programação 2013 do Projeto Oficinas Culturais de empreendido por Claudinei de Souza, que completa 12 anos de atividades. Neste ano foram realizadas mais de 50 oficinas com grandes nomes das artes cênicas no Brasil. Foram mais de mil pessoas beneficiadas, dentre profissionais e estudantes das artes cênicas das áreas teatro, dança e áreas técnicas da Região do Vale do Aço.

BEATRIZ

A ministrante da Oficina, Beatriz Apocalypse, é atriz e marionetista há 26 anos, atuando como diretora de cena, atriz, marionetista e diretora de espetáculos do Giramundo Teatro de Bonecos. É também presidente do Museu Giramundo localizado na capital mineira. Cursou a Escola de Belas Artes da Escola Guignard. Desde 2003 atua na criação de projetos de marionetes e cenografias utilizadas em diversos espetáculos e produções como: “Pinocchio”, “Vinte Mil Léguas Submarinas”, “A Flauta Mágica”, “Alice no País das Maravilhas”, Bonecos “Gorila”, “Leão” e “Rinoceronte” para campanha do jornal “Estado de Minas”.

GIRAMUNDO
O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, com centro na construção teatral, mas seu foco se deslocou para a investigação do movimento em suas múltiplas formas e diversos meios, dentre os quais, o boneco. A translação se iniciou com vídeo-animação nos anos 2000, e com revisões da cena, em sua interface teatro, dança, cinema, música e escultura cinética. Saiu do centro e foi para as bordas. Giramundo é composto de pedaços museu-teatro-escola-animação, o que o molda mais como centro de referência e formação que como grupo de teatro convencional. Esta estrutura modular corresponde a forma orgânica de funcionamento atual do Giramundo: pólipos. O grupo parece tradicional, pois guarda memória de um mestre do teatro de bonecos, Álvaro Apocalypse. Conservador-mutante, pois, na prática, o respeito pela história não se confunde com repetição. Por isso, venerar a origem sem perder o ímpeto de criar é um importante desequilíbrio dinâmico do Giramundo.


SERVIÇO

Oficina: Manipulação de Bonecos
Ministrante: Beatriz Apocalypse
Público Alvo: Atores, estudantes e interessados, a partir de 18 anos.
Dias e horários: 01 e 02 de agosto de 18h às 22h / 03 e 04 de agosto de 14h às 18h
Total de horas aulas: 20 horas
Número de Vagas: 20
Local: Espaço Cultural Boca de Cena – Av. Selim José de Salles, 768 – 2º andar – Bairro Canaã – Ipatinga
Inscrições: 22 a 31 de julho – 14h às 18h
Tel.: (31) 3827-3719/ (31) 8883-3142
E-mail: di.ator@bol.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com