Cidades

Diretor do HMC assume vaga na Academia Mineira

Gallinari está à frente do HMC há 21 anos

 

IPATINGA – Nesta terça-feira, 17, a Academia Mineira de Medicina (AMM) ganhará um novo membro: o médico e diretor do Hospital Márcio Cunha, José Carlos de Carvalho Gallinari. A sessão solene de posse como acadêmico titular da cadeira de número 100 será realizada no auditório da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O novo titular recebeu o convite do presidente e acadêmico titular Dr. Gilberto Madeira Peixoto. “O meu aceite foi um estímulo para enfrentar novos desafios, pois, o acesso a esta casa segue o cumprimento de criterioso regulamento específico e necessário, que avalia a história pregressa do candidato e estimula a produção científica”, resume.
Graduado em Medicina pela UFMG em 1975, Gallinari cursou também na mesma universidade residência em Anestesiologia e especialização em Medicina do Trabalho. Chegou em Ipatinga no ano de 1978 para trabalhar no Hospital Márcio Cunha como anestesista e plantonista do Pronto Socorro. Concursado em Clínica Médica pela Fundação Ezequiel Dias, atuou na instituição por quase 25 anos e, ainda, exerceu o cargo de Diretor de Relações Institucionais, por seis anos, da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais. Na área de gestão, realizou especializações em Administração Hospitalar e em Serviço de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Em 1991, recebeu o convite da Fundação São Francisco Xavier, para tornar-se diretor do Hospital Márcio Cunha, cargo que ocupa atualmente.
Hoje, o HMC é referência em todo Leste de Minas para atendimentos de alta complexidade e prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, internação e serviços de diagnóstico. “Fazer parte da primeira entidade hospitalar do Brasil a obter o certificado de Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), de um hospital agraciado pelo Prêmio Mineiro da Qualidade e Prêmio Célio de Castro, é motivo de muita satisfação e orgulho para nossa história. Ser premiado pela Academia Mineira de Medicina é o reconhecimento do esforço de toda nossa equipe durante esses anos”, completa Gallinari.

ADMISSÃO
Para admissão na AMM, Gallinari apresentou o trabalho Causas Externas: Análise das Internações Ocorridas no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, no ano de 2010. O estudo evidencia a carência de trabalhos acerca do perfil epidemiológico das internações hospitalares por causas externas na microrregião do Vale do Aço.
Este é um dos pré-requisitos para o ingresso nos quadros da AMM, que segue uma série de exigências estatutárias. O candidato será indicado por um acadêmico, titular ou emérito, devendo a indicação ser abonada por cinco outros. Deverá exibir vida profissional e pessoal íntegra, ter reconhecimento por parte da comunidade médica e não ter sofrido punições no Conselho Regional de Medicina. Apresentará, ainda, trabalho científico inédito, impresso e depois em exposição oral, o qual é avaliado por comissão interna secreta designada para esse fim. Se for aprovado nesses requisitos, será convocada a Assembleia Geral Extraordinária e o candidato deverá ser eleito com, no mínimo 30% dos votos, para ser aceito no quadro social.
A cadeira 100 da AMM tem como patrono Dr. João Nogueira Penido.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com