Cidades

Diretor do Dnit mostra processo de cada lote das obras na BR-38

IPATINGA – O diretor geral substituto do Dnit Tarcísio de Freitas fez ontem durante a visita do ministro Paulo Sérgio Passos uma exposição avaliando o andamento das obras de duplicação em vários trechos da BR-381. A obra tem uma extensão total de 303 km, dos quais 215 km serão duplicados. O empreendimento foi dividido em 11 lotes, 9 dos quais já foram licitados e 2 ainda serão licitados (alguns lotes são subdivididos). Ao longo do trajeto serão realizadas 131 obras de artes especiais (viadutos, passarelas, obras de drenagem e contenção) e 5 túneis. O custo total dos lotes licitados está estimado em 2 bilhões.
O lote 1, que vai de governador Valadares até Belo Oriente e tem 73 km, teve 15% das obras realizadas. No local estão sendo feitas obras de pavimentação e restauração do pavimento existente. A previsão de conclusão é fevereiro de 2016.
O lote 2, entre Belo Oriente e MG 320 na entrada para Jaguaraçu, também é objeto de obras de restauração e pavimentação. Ao final, a obra de 60 km, terá um trecho duplicado de 30 km.
O lote 3, da MG 320 até o ribeirão da Prainha, tem uma extensão de 28 km e será totalmente duplicado. A obra custará R$ 298 milhões e está prevista para ser concluída em fevereiro de 2017.
Este mesmo lote tem duas subdivisões, o lote 3.1, que é a construção de 2 túneis ao custo de R$ 56 milhões. As obras avançam cerca de 10 metros diariamente com homens trabalhando em 3 turnos. A previsão de conclusão é julho de 2017. O sublote 3.2 são os túneis em Antônio Dias e Prainha, ao custo de R$ 76 milhões previstos para serem entregues em maio de 2016.
O lote 4 vai do ribeirão da Prainha ao acesso sul de Nova Era, tem extensão de 18,8 km e será totalmente duplicado. O projeto está em fase de aceitação (discussão com a sociedade, soluções técnicas e judiciais, etc), custará R$ 129milhões e o prazo para execução é de 24 meses.
A variante de Santa Bárbara, um dos trechos mais importantes da obra, será totalmente duplicada, o que não exigirá a duplicação do trecho entre Nova Era e São Gonçalo do Rio Abaixo já que o tráfego pesado será reduzido neste trecho. A previsão é de que a obra seja concluída no 2º semestre de 2016.
O lote 5, vai de São Gonçalo a João Monlevade e está em fase de aceitação. A obra vai custar R$ 130 milhões e deve demorar 24 meses depois de iniciada.
O lote 6 também está em fase de aceitação. Vai de João Monlevade ao rio Una. É considerado um dos trechos mais complicados, porque exige adequações no traçado, ajustes nas curvas e outras obras, mais complexas. Seu valor está previsto em R$ 38 milhões e o prazo para execução é de 36 meses.
O lote 7 vai do rio Una a MG 435 (Caetés) e será totalmente duplicado. A obra está em fase adiantada e vai custar R$ 530 milhões. A previsão de realização da obra é de 36 meses.
O lote 8, que vai da MG 435 (Caeté) até a MG 020, foi licitada duas vezes, sem sucesso. As dificuldades são atribuídas ao grande número de assentamentos a ser realizado em função da obra. O Dnit afirma, contudo, que grande parte dos cadastros para reassentamento já foram feitos, o que agilizará o andamento da obra, quando a licitação for aprovada. Um novo processo está previsto para ser realizado em novembro.

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