Cidades

“Dinheiro, existe sim”

Luiz Marins participou ontem do Fórum, dando dicas de empreendedorismo aos empresários do Vale do Aço

IPATINGA – O professor Luiz Marins apresentou na noite de ontem (23), no Centro Cultural Usiminas, a palestra magna “Os grandes desafios empresariais do século XXI”, onde abordou o desafio de ser um empreendedor, caracterizando as suas qualidades e dificuldades. O evento faz parte do Fórum Empresarial, realizado pela Federação do Comércio. Durante a tarde, ele conversou com jornalistas e falou sobre o cenário econômico atual.
Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Já lançou 25 livros, que foram traduzidos para vários países da América Latina e Europa e mais de 500 vídeos e DVDs publicados; atua nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing além de apresentar programas de televisão sobre administração e empreendedorismo. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país. Ele também é fundador da Anthropos Consulting, pioneira mundial em antropologia empresarial.
Este inclusive foi o tema central de sua palestra. Aos jornalistas, ele explicou que a antropologia empresarial é um conjunto de estudos que tem por objetivo conhecer e traçar um perfil da companhia fazendo com que ela se descubra no mercado e se conheça melhor. Para tal, é preciso criar a motivação dentro do ambiente corporativo. O professor defende que essa motivação seja baseada no conhecimento e na razão.
Marins afirma que é importante que as empresas invistam em coisas que as diferenciem no mercado. Para isso, elas devem perceber o que cliente valorizava e paga.
Várias questões foram levantadas no evento, entre elas a diferenciação da empresa, a preparação da equipe e como criar um grupo com senso de urgência; como fazer com que as informações relevantes fluam na empresa e que a comunicação com o mercado seja eficaz, além de formas de manter uma equipe realmente motivada. Estes temas, segundo o palestrante, tiram o sono dos presidentes.

OPORTUNIDADES
Luiz Marins disse ainda que as oportunidades são muito grandes no Estado: “MG é o 54º maior PIB do mundo”, afirmou. Ele defendeu que existe, sim, dinheiro no mundo.
Além disso, o professor elogiou o potencial da região: “o desafio do Vale do Aço é continuar fazendo as coisas bem feitas como vêm sendo feitas”, avaliou.
Sobre o cenário econômico mundial, o professor disse que o Brasil deve se concentrar em seu mercado interno para não depender de vendas a países que passam por um momento delicado, como é o caso da Europa.
“As empresas não podem esperar o governo treinar os profissionais, mas as pessoas também precisam investir para estarem preparadas quando a oportunidade aparecer”, avaliou, referindo-se à expectativa de aquecimento econômico com a proximidade do final do ano.

AGENDA
Ainda nesta quarta-feira (24), mais dois eventos estão programados no Fórum Empresarial da Federação do Comércio. Às 8h45, será ministrada a palestra Certificação Digital e às 9h15 acontece um Workshop abordando as operações com cartões de crédito e o cruzamento de dados fiscais. Ambos serão realizados no Hotel San Diego, no bairro Horto, em Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com