Nacionais

Dilma é recebida pelo presidente da Colômbia

CRÉDITO: Roberto Stuckert Filho/PR

BOGOTÁ – A presidenta Dilma Rousseff foi recebida ontem (9), no começo da tarde, pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na Praça de Armas da Casa de Narinõ, sede do Poder Executivo do país. A recepção cumpriu os ritos de uma visita de Estado, com passagem das tropas em revista e execução dos hinos nacionais do Brasil e da Colômbia.

Dentro do palácio, Dilma e Santos posaram para a fotografia oficial e seguiram para uma reunião de trabalho. Mais cedo, a presidenta se reuniu com lideranças empresariais em um hotel da cidade. Após os compromissos na sede do Executivo, Dilma visitará o Congresso Nacional colombiano, a Suprema Corte e participará, ao lado de Santos, do encerramento de um fórum de empresários dos dois países.

Com a visita, o governo brasileiro pretende estreitar as relações comerciais entre os países. O Palácio do Planalto reconhece que o comércio e os investimentos entre o Brasil e a Colômbia têm aumentado nos últimos anos, mas ainda estão aquém do seu potencial.
Embora seja a terceira maior economia da América do Sul, a Colômbia é apenas o sétimo parceiro comercial do Brasil no Continente americano. Em 2014, o comércio bilateral totalizou US$ 4,1 bilhões.

PEDALADAS


Parecer do TCU sobre contas do governo chega ao Congresso

BRASÍLIA – O parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendando a rejeição das contas de 2014 do governo federal foi entregue ontem (9) à Secretaria Legislativa do Congresso Nacional. A secretaria informou ter recebido o documento no fim da manhã.

A recomendação para que as contas da presidenta Dilma Rousseff sejam rejeitadas foi aprovada por unanimidade pelos ministros do TCU na quarta-feira (7).
Ontem (9), o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), informou que encaminharia o parecer à Comissão Mista de Orçamento (CMO) logo que ele chegasse ao Congresso. Renan disse que o parecer seguirá regras e prazos.

“O TCU aprovou uma recomendação, um parecer prévio. A palavra final será do Congresso Nacional, na forma do regimento. Todo julgamento, inclusive político, tem de se submeter às regras e prazos”, afirmou Renan Calheiro em entrevista aos jornalistas.

O trâmite para análise das contas presidenciais tem início após a chegada do parecer à CMO. Na comissão, o relator designado tem até 40 dias para entregar o relatório. A partir daí, os congressistas têm 15 dias para apresentar emendas e o relator mais 15 para elaborar o texto final de um projeto de decreto legislativo (PDC). Só a partir daí é que as contas são de fato apreciadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com