Nacionais

Deputada debate desafios de envelhecer com dignidade

(Crédito: Divulgação ALMG)

BH – A deputada Rosângela Reis representou a Assembleia Legislativa em reunião de Audiência Pública realizada na cidade de Montes Claros destinada a debater o Estatuto do Idoso. O evento destinou-se também a colher informações sobre a situação na região do Norte de Minas quanto à implantação das políticas públicas para a terceira idade e buscar subsídios para o Ciclo de Debates, que vai celebrar os 10 anos do Estatuto, no dia 1º de outubro, na capital mineira.

A reunião, coordenada pela presidente da comissão, deputada Rosângela Reis, foi a terceira de uma série visando a debater a realidade do idoso no estado de Minas Gerais. Os debates anteriores aconteceram em Araxá e Governador Valadares. Em Montes Claros, a principal questão levantada foi a necessidade de diversificar o leque de políticas públicas voltadas para a população idosa.

“A Assembleia está fazendo a interiorização desse trabalho. Precisamos saber quais são os avanços e o que ainda falta organizar. Em Araxá e Governador Valadares, o tema que dominou as discussões foi a questão da violência contra os idosos, tanto física como moral, em grande parte dentro da própria casa e também a necessidade de maior apoio público às entidades. É preciso que os idosos saibam os seus direitos para que eles possam ocupar os seus espaços”, ressaltou Rosângela Reis.

Seminário combate a violência contra idoso
IPATINGA
– Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Ipatinga e o Conselho Municipal do Idoso promovem o seminário “Rompendo o Silêncio”, no combate à violência contra o idoso. O evento será realizado a partir das 16h, na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), no bairro Bom Retiro. O seminário é aberto à comunidade.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Ipatinga, Vasconcelo Lagares, o objetivo do evento é conscientizar os cidadãos e as autoridades para a prevenção e o enfrentamento da violência contra os direitos das pessoas da terceira idade. “Infelizmente, trata-se de um tipo de violência praticada por uma pessoa próxima ou alguém da família e, por isso, acaba não sendo denunciada”, alerta o secretário.

Durante o seminário, além da temática principal “Rompendo o silêncio”, serão abordados outros importantes temas como a saúde e os direitos para pessoas que já passaram dos 60 anos. Os assuntos serão abordados, respectivamente, pela enfermeira Maria Marta Marques de Castro Borges, coordenadora do curso de enfermagem do Unileste-MG, e pelo advogado Douglas Henrique Nunes, integrante do Conselho Municipal do Idoso e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ipatinga.
Haverá ainda um momento cultural, com a apresentação do grupo de dança do bairro Limoeiro, do Movimento Terceira Idade de Ipatinga (Moti).

DENÚNCIAS

Até o dia 9 de setembro, o município já havia registrado 78 denúncias de violência contra idosos. Os tipos são os mais diversos e vão desde maus tratos, negligência, agressão física e psicológica até casos de abandono, cárcere privado e extorsão. Deste total, 61 casos já foram atendidos pela rede municipal de assistência social, formada por órgão municipais, estaduais e federais além da sociedade civil organizada.

No município, os casos de violação de direitos da pessoa idosa podem ser denunciados em um dos cinco Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e também no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS); no Conselho Municipal do Idoso ou ainda pelo Disque Direitos Humanos, nos telefones 100 e 0800 031 1119. O anonimato da denúncia é garantido.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com