Cidades

Departamento de Trânsito fiscaliza transporte escolar

IPATINGA – A Seção de Transportes Especiais e Coletivos (Setrec), ligada à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), realizou nesta quinta-feira (2) uma blitz educativa nas imediações da Escola Estadual João XXII, no bairro Iguaçu, em Ipatinga. O objetivo da ação é combater o transporte escolar clandestino e avaliar o estado de conservação dos veículos, bem como os equipamentos de segurança.

Segundo o gerente da Setrec, Hermelindo Dias Santos, cerca de 40 veículos foram vistoriados.  E, deste total, mais de 50% apresentaram algum tipo de pendência. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.

“A maioria dos motoristas e dos veículos apresentaram irregularidades, desde as infrações mais leves até as mais graves. Constatamos falta de selo e credencial vencida, falta do registro emitido pela prefeitura e veículos com placas na cor cinza. Tivemos também dois veículos que não estavam com os documentos de 2018 pagos. Esses foram removidos pela polícia ao pátio credenciado”, relata o gerente.

Hermelindo explica que a blitz não teve caráter punitivo neste primeiro momento. “Constatadas as irregularidades, nós somente alertamos os motoristas por meio de advertências. Não houve aplicações de multas”.

PARCERIA

O gerente do Setrec orienta que os pais dos estudantes que fazem o uso do transporte escolar sejam parceiros da prefeitura. Para ele, é importante que eles adotem a postura de serem os “verdadeiros fiscais” e tomem conhecimento se o veículo que está transportando os filhos é devidamente licenciado pela Prefeitura de Ipatinga.

“O maior patrimônio do veículo escolar que está sendo transportado são os filhos deles. Então, nós queremos que os pais nos ajudem a fiscalizar. Quando o veículo está devidamente licenciado pela Prefeitura de Ipatinga, o pai terá a segurança que o motorista ou o condutor auxiliar passou por uma avaliação médica, por um psicólogo, psiquiatra e também tem o registro de bons antecedentes”, ressalta.

EXIGÊNCIAS DA RESOLUÇÃO

Além da fiscalização dos veículos, os fiscais de posturas também orientaram motoristas dos escolares sobre o cumprimento da Resolução nº 504, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em outubro de 2014.

A determinação torna obrigatório o uso de espelhos retrovisores, câmera-monitor ou outro dispositivo equivalente nos veículos destinados ao transporte escolar. A medida tem o objetivo de oferecer ao motorista visão completa do entorno do veículo no momento de embarque e desembarque dos passageiros.

Segundo o gerente do Setrec, todos os veículos destinados ao transporte escolar fabricados no país ou importados devem cumprir os requisitos da resolução. O prazo dado para adequação expirou em janeiro de 2018.

“Ao realizar as vistorias dos veículos em janeiro deste ano, não cobramos dos motoristas a adequação a esta medida. Porém, uma nova vistoria está programada para setembro. E nesta ocasião será cobrada a câmera de ré, prevista na resolução. Então, é importante que fique claro que além de todos os documentos que já são exigidos, os motoristas também precisam se adequar quanto ao cumprimento da resolução”, advertiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com