Internacionais

Denúncias de corrupção iniciam nova crise política e ameaçam Guaidó

Investigação revela envolvimento de nove deputados da oposição em casos de corrupção

CARACAS- Uma investigação revelou denúncias de corrupção contra aliados do líder opositor venezuelano, Juan Guaidó. As informações desencadearam uma crise que enfraquece sua estratégia de expulsar do poder o presidente Nicolás Maduro.

A investigação aponta o envolvimento de nove deputados da oposição – alguns da Comissão de Controladoria do Parlamento – em manobras em favor do empresário colombiano Carlos Lizcano, vinculado a um programa de Maduro para distribuir alimentos subsidiados.

GUAIDÓ

“Não permitirei que a corrupção ponha em risco tudo o que sacrificamos (…) nem ao regime nem a um pequeno grupo de imorais que querem fraturar os venezuelanos. Não vamos 

encobrir os crimes de ninguém”, reagiu Guaidó, chefe do Legislativo e reconhecido como presidente interino por cinquenta países. O líder da oposição anunciou medidas contra essas denúncias.

POPULARIDADE

Guaidó tenta, sem muito sucesso, reativar os protestos contra Maduro. A aceitação do opositor, que se autoproclamou presidente em 23 de janeiro, tem caído, enquanto o presidente socialista resiste com o apoio de um setor da população, militares, Cuba, Rússia e China. A popularidade de Guaidó, que atingiu 63%, caiu para 42% em outubro, segundo pesquisa Datanálisis.

Se não conseguir lidar com as denúncias de corrupção, sua imagem poderá se desgastar ainda mais. Em 5 de janeiro, Juan Guaidó terminará seu mandato à frente do Parlamento. Embora existam acordos para sua continuidade, grupos minoritários criticam sua estratégia contra o chavismo e outros estão em negociações com Maduro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com