Policia

Defesa pede revogação da prisão de suspeito de matar jornalista

IPATINGA – A defesa do policial civil Lúcio Lírio Leal, preso acusado de participação no assassinato do jornalista Rodrigo Neto, entrou com um pedido de revogação da prisão do detetive junto à Justiça de Ipatinga. Caso a solicitação seja acatada, o suspeito poderá aguardar o andamento do processo em liberdade.

De acordo com o advogado responsável pela defesa de Lúcio, Elizeu Borges Brasil, o pedido foi feito baseado na alegação de que a prisão se tornou ilegal em virtude do excesso de prazo para realização da primeira audiência do caso. Segundo o criminalista, já se passou o prazo legal de 90 dias para que a culpa de Lúcio fosse formalizada, o que ainda não ocorreu.

O pedido da defesa também se apoia no argumento de que o detetive não preenche os requisitos para permanecer preso preventivamente segundo o Código Penal. De acordo com o artigo 312 do texto, “a prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria”.

CASO COMPLEXO
O Ministério Público já deu parecer sobre a argumentação dos advogados de Lúcio, alegando que o prazo de 90 dias não deve ser isolado e que o tempo em que o detetive ficou preso temporariamente não foi computado. “No mais, a situação tem que ser vista de forma globalizada. É um caso complexo e significativo”, diz trecho do parecer da promotoria.

O pedido aguarda a decisão do juiz da 2ª Vara Criminal Antônio Augusto Calaes, que irá julgá-lo procedente ou não. Contudo, o advogado de Lúcio adiantou que, caso seu cliente não consiga o benefício em Ipatinga, irá recorrer a instâncias superiores. “Se o juiz aqui (em Ipatinga) negar, vou entrar com um habeas corpus no Tribunal de Justiça, em Belo Horizonte”, informou nesta sexta-feira.

INFORMANTE
Lúcio foi preso em junho acusado pela Polícia Civil de Belo Horizonte de ter participado da trama que levou à morte do jornalista Rodrigo Neto, assassinado a tiros em 8 de março deste ano.
Segundo o Departamento de Homicídios da capital mineira, o detetive teria agido como uma espécie de informante, vigiando os últimos passos do repórter, no bairro Canaã.

O policial civil teria agido juntamente com Alessandro Neves Augusto, o Pitote, que foi apontado como sendo o executor do jornalista. Também foi considerado como o autor da morte do repórter fotográfico Walgney Carvalho, assassinado a tiros em Coronel Fabriciano pouco mais de um mês depois de Rodrigo Neto, no dia 19 de abril.

AUDIÊNCIA

A Justiça da Comarca de Ipatinga marcou para o dia 9 de dezembro a realização da primeira audiência de instrução do caso Rodrigo Neto. Na ocasião, serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa dos suspeitos, bem como eles próprios, que deverão vir a Ipatinga participar dos feitos.
Atualmente, Lúcio Lírio Leal se encontra detido na Casa do Policial Civil, em Belo Horizonte, enquanto Alessandro está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com