Cidades

Defesa Civil mantém alerta durante as chuvas

IPATINGA – As chuvas fortes do final de semana motivaram oito ocorrências na Defesa Civil de Ipatinga, sem vítimas e nenhuma considerada grave. Além da queda de galhadas e árvores de pequeno porte, parte do muro da Escola Estadual Wilson Alvarenga, no bairro Canaãzinho, cedeu e um terraço no Bethânia teve ameaça de desabamento.

De acordo com o Clima Tempo e o Radar IGAM, utilizados como base de dados pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), as chuvas atingiram marcas que variaram de 15 a 45 mm/hora. “Felizmente, não tivemos grandes transtornos com as últimas chuvas. Nada de alarmante aconteceu, e os impactos maiores recaíram para os serviços de limpeza urbana. Mas é importante a população se manter em alerta e avisar a Defesa Civil, pelo telefone 199, sempre que precisar”, avalia o vice-prefeito Coronel Ramalho.

A continuidade do período chuvoso nos próximos dias mobiliza os agentes da Defesa Civil, que agem em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e algumas empresas. Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Ipatinga vai começar a traçar novas metas para o plano bianual de contingência (2013/2014), numa reunião que vai contar com a participação de diversos órgãos e representantes da Defesa Civil de Minas Gerais das cidades do Vale do Aço.

“Vamos fazer a revisão do plano para os próximos dois anos e ampliá-lo para toda a região, com a contribuição das cidades vizinhas de Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso”, pontua Coronel Ramalho, salientando que o programa de governo da prefeita Cecília Ferramenta prevê a implantação do Serviço Integrado de Resposta em Urgência e Emergência, envolvendo ações da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Temos também o apoio da Coordenadoria da Defesa Civil estadual para avançarmos com a regionalização dos serviços”, complementa o vice-prefeito.

OLHO VIVO
Coronel Ramalho avalia que a retomada dos serviços do Olho Vivo, que é o monitoramento de câmeras de segurança nas principais ruas da região central de Ipatinga, deverá acontecer nos próximos 120 dias. “O Olho Vivo é uma prioridade do governo e será fundamental em nosso plano de segurança pública municipal”, confirma o vice-prefeito, informando que o programa passa por um completo diagnóstico, que envolve também a participação do Estado, para solucionar as pendências deixadas pela administração anterior. “Temos a vontade política da prefeita Cecília Ferramenta, que já determinou a reabertura do Olho Vivo como uma das metas do plano emergencial apresentado pelo governo”, acentua Coronel Ramalho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com