Cultura

Dama celebra 8 anos de atuação com espetáculos abertos

TIMÓTEO – DaMa completa 8 anos como espaço cultural e o aniversário será comemorado com uma programação especialmente pensada para crianças de todas as idades. A associação foi contemplada pelo edital “Viva Minas- premiação de micro projetos” do Grupo Teatral Boca de Cena Ipatinga, e lança programação comemorativa com artes cênicas, audiovisual e literatura. Serão oito eventos abertos que acontecerão na sede do DaMa e no seu entorno (Praça do Coliseu, Biblioteca Pública Municipal de Timóteo e Feira do Timirim).

HISTÓRIA

A Associação Cultural DaMa se dedica à pesquisa, criação, produção  e fomento das artes  desde seu nascimento, em 2010, quando se chamava ATEMPUS. Rúbia Maroli e Mari Antonaci foram as fundadoras do grupo que passou por grandes transformações até se consolidar, em 2014, como um espaço alternativo que oferece aulas de teatro, dança, música, artes urbanas, além de apresentações e exposições. Um espaço que tem vocação para trocas e que já recebeu artistas do mundo todo, abrindo suas portas para workshops, oficinas de formação, espetáculos e experimentos cênicos.

VIBRAÇÃO

“O DaMa nasceu da nossa necessidade de um local (pelo menos maior que a sala da nossa casa) para pesquisa, criação e ensaios. E o lugar que escolhemos tem mesmo essa energia de trabalho. Não é raro que pessoas de fora entrem no espaço e comentem da vibração que sentem aqui. Temos o compromisso de só utilizarmos o espaço para fins artísticos, por isso a sacralidade e a força do local. Tanto que, nesses oito anos, acumulamos números impressionantes: criamos 12 espetáculos, 08 videoartes, recebemos o Prêmio Funarte Descentrarte, produzimos shows e peças de grupos de fora, além das contações de histórias e intervenções artísticas em eventos, não só regionais, como também em Belo Horizonte, São Paulo e Vitória. Participamos de festivais como o Festival de Itabira, Tiradentes, Festival de Verão. Mas o melhor de tudo é ter o reconhecimento do nosso trabalho aqui, onde nascemos e escolhemos viver. Ficamos orgulhosas em atender as grandes empresas, prefeituras e escolas da região e de saber que personagens como a Vovó Carmela e seus netinhos Caju e Ariela são reconhecidos e amados pelas crianças do Vale do Aço.Temos muito que comemorar e agradecer” Diz Daniela Alves, co-fundadora da Associação.  

“O evento comemorativo será aberto à comunidade e as atividades serão totalmente gratuitas.” Ressalta Camila Gomes, assistente de produção e coordenadora do evento.

Nessa primeira fase da mostra, que se encerra em agosto (mês de aniversário oficial do espaço), a comunidade poderá participar, de forma totalmente gratuita, de contação de histórias, exibição de videoarte, feira de trocas de livros e brinquedos e bate papo com o autor timotense Rodrigo Cristiano que, na oportunidade, lança oficialmente, na cidade, seu mais recente livro “A selfie da Dona Baratinha”.

Programação do dia 09 de Abril (sábado)

Mostra de produção audiovisual DaMa – No Espaço DaMa, com sessões às 10h, 13h e 14h.

15:00 Contação de histórias com Daniela Alves na Praça do Coliseu;

16:00 Bate papo com o escritor Rodrigo Cristiano (literatura para as infâncias) – Onde nascem as histórias?  Local: Biblioteca Pública Raquel Pacífico Drumond.

16:30h Tarde do Livro com a Segunda Feira de trocas (brinquedos e livros) Trocar é mais legal que comprar! Na Praça do Coliseu (Praça localizada em frente a DaMa Espaço Cultural).

A mostra está sendo realizada graças ao apoio do Grupo teatral Boca de Cena, por meio do Edital Viva Minas, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Lei Aldir Blanc. A entrada é gratuita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com