Cultura

Curtametragem Passagem deve ser lançado no início de 2013

Centro histórico de Mariana é cenário do filme   (Crédito: Nilmar Lage)

 

IPATINGA – O cineasta João André Grossi retoma, na próxima semana, a edição de “Passagem”, curta metragem que foi gravado recentemente em Mariana e deverá ser lançado no início de 2013 no circuito de festivais. “Depois da edição, vamos para a pós-produção de som, que será feita em um estúdio aqui de Ipatinga, pelo Glaydson Mendes, cineasta especializado em direção de som pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Santo Antonio de los Baños (Cuba)”, antecipa o diretor, recordando em seguida que “Glaydson participou das gravações respondendo pela captação do som direto”.
Segundo previsão de João André, Passagem estará finalizado até o final de julho, “o mais tardar em agosto”, enfatiza. A intenção do diretor é estrear o curta em Ipatinga no Centro Cultural Usiminas e em Mariana, no centro histórico da cidade, onde foi gravado o filme. “A partir daí, pretendo inscrever o filme em festivais, exibir nosso trabalho para o maior número de pessoas possível”, anuncia João André.

ENREDO
Passagem narra o último dia de vida do personagem Zeca, que é nascido e criado na cidade de Mariana. Mariana também é o nome de sua grande amiga de infância, que tempos depois viria a ser sua esposa, e que nesse momento já não se encontra mais com ele. Nesse dia, Zeca retoma um caminho conhecido pelas ruas de sua cidade natal até a Estação Ferroviária, local que lhe traz boas lembranças das brincadeiras de infância com a sua amada Mariana, interpretada por Maria Eduarda aos 8 anos, e por Aládia Leitão, aos 80. Ao chegar ali, num misto de sonho e realidade, o casal se encontra de mãos dadas sobre a plataforma de embarque da estação. Mariana, agora uma senhora de cabelos brancos, o convida a fechar os olhos para fazerem juntos uma última viagem.
“Passagem é um filme que resgata valores ainda preservados no interior de Minas Gerais, onde o sino da igreja ainda toca e a Maria Fumaça ainda apita. Trata do casamento, a valorização do outro, o eterno tabu entre a vida e a morte e a importância de se estar sempre presente”, sublinha João André, que tem como consultor cinematográfico Luiz Carlos Lacerda (Bigode), um dos mais atuantes e respeitados cineastas do país. Passagem é patrocinado pela Usiminas, por meio da da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio do Estúdio Acordes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com