Cultura

Curta Vitória a Minas III está com pré-inscrições abertas

Moradores de 22 municípios capixabas e mineiros podem enviar quantas histórias quiser, sejam reais ou inventadas, para a terceira edição do projeto

Sabe aquele causo bem-humorado ou cercado por mistério? E aquela história que marcou um tempo, um lugar, uma trajetória pessoal ou comunitária, um jeito de viver ou de enfrentar as adversidades? Pode ser um drama, uma comédia, um suspense, uma aventura ou uma fantasia. Às vezes, é uma lenda, um acontecimento, algo baseado em fatos reais ou até mesmo inventado pela imaginação. O Curta Vitória a Minas III continua em busca de histórias para serem transformadas em filmes de curta-metragem por seus autores.

MUNICÍPIOS

O concurso contempla os municípios de Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, João Monlevade, Nova Era e Bela Vista de Minas, em Minas Gerais.

Os autores devem ler o regulamento e fazer a pré-inscrição através do site www.curtavitoriaaminas.com.br. O Curta Vitória a Minas III é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.

CONDIÇÕES

Para participar, o interessado deve ter acima de 18 anos, morar em uma das cidades participantes e ter uma boa história para contar. Não precisa ter experiência anterior na área audiovisual. O autor pode inscrever quantas histórias quiser, no entanto, apenas uma delas poderá ser escolhida. Cada história deverá ter um único autor (a). O tema é livre e não precisa ser relacionado à ferrovia. O concurso escolherá as dez melhores histórias com base em critérios como a originalidade e o interesse gerado pela temática.

Na pré-inscrição online, o interessado preencherá o formulário com seus dados pessoais (nome, data de nascimento, CPF, RG, e-mail, telefone, endereço completo) e anexará a história. Depois, no período da inscrição oficial, ele completará o cadastro, anexando os documentos (CPF, RG e comprovante de residência), via online, ou enviando através dos Correios para o endereço da sede da instituição que funciona à Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570 – Jardim da Penha – Vitória (ES) – CEP: 29.060-720.

Formação, produção e difusão audiovisual

Os autores selecionados farão uma imersão de 15 dias para aprender noções fundamentais sobre roteiro, direção, produção, direção de fotografia, som, direção de arte, edição, finalização, mobilização comunitária e direito autoral. As aulas serão ministradas por profissionais do cinema e da televisão.

Depois do curso de formação básica, cada autor (a) retornará para o município de origem para organizar a pré-produção das gravações dos filmes, com a participação de moradores. Durante as filmagens, os autores contarão com o suporte de equipamentos de captação de imagens e de som e a orientação de uma equipe de profissionais audiovisuais, envolvendo os moradores em funções técnicas, artísticas e de apoio. E na hora da montagem dos curtas-metragens terão a participação de um editor de imagens e um finalizador.

As ficções e documentários serão exibidos em uma telona montada em ruas e praças das cidades em sessões abertas e gratuitas para as comunidades. O circuito de difusão incluirá ainda a inscrição em mostras e festivais, multiplicando o acesso e visibilidade dos filmes. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com