Cidades

CSFX reúne 400 pessoas para falar sobre Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio

IPATINGA – Encerrando as comemorações do “Setembro Amarelo” – campanha de conscientização sobre a prevenção de suicídio, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX) e a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) promoveram o Acordar para a Vida – 1º Seminário de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio. O evento tratou de assuntos ligados à vulnerabilidade psíquica de crianças e adolescente e contou com ampla participação da comunidade. Cerca de 400 pessoas lotaram o teatro do Centro Cultural Usiminas.

O objetivo do seminário foi alertar pais, educadores das escolas públicas e privadas da região, profissionais da saúde, colaboradores e a comunidade em geral a respeito da realidade do suicídio de crianças e adolescentes no país, bem como orientar para  as várias formas de cuidado. Os temas abordados no seminário foram:

  • . Vulnerabilidade Psíquica nas Crianças e Adolescentes: como proceder;
  • . Conversando sobre a Disforia do Gênero;
  • . Fatores de Risco e Prevenção do Suicídio;
  • . Suicídio na infância e adolescência.

As palestras foram conduzidas por psiquiatras reconhecidos nacionalmente, integrantes pela Academia Mineira de Medicina. Durante o evento os participantes puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências com os palestrantes. “Eventos assim são importantes instrumentos para gerar oportunidade de reflexão sobre a juventude atual, as dificuldades da sociedade contemporânea, a influência das redes sociais, o papel da escola e as mudanças da dinâmica familiar. O assunto é complexo, exige conhecimento formal e não há fórmulas prontas. No seminário foi possível mostrar, com clareza e transparência e à luz do conhecimento científico, a importância da percepção dos sinais que nossas crianças e adolescentes demonstram quando estão com algum problema emocional. É importante buscarmos referenciais teóricos para falarmos abertamente sobre esse tema, considerado um tabu na sociedade atual. Quando os fatores de riscos são detectados, a prevenção se torna mais eficiente”, conclui Solange Liége dos Santos Prado, superintendente do CSFX.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com