Cidades

CSFX lança projeto social sobre Segurança e Saúde

Elvira Nascimento

IPATINGA – Seja em casa, na escola, numa viagem, na rua, no shopping ou no parque, crianças e adolescentes gostam de correr, navegar na internet, nadar, explorar o ambiente, se divertir. Brincadeiras que, em alguns casos, podem acabar se tornando perigosas e terminarem num machucado ou, até mesmo, num trágico acidente. O Colégio São Francisco Xavier (CSFX), em Ipatinga, sabe bem disso e do quão importante é trabalhar tais assuntos em sala de aula. Por isso, em parceria com a Usiminas e a Fundação São Francisco Xavier, reuniu pais, alunos, professores e a comunidade no Teatro do Centro Cultural Usiminas, dia 8, para apresentar o resultado de meses de estudo, investimento e dedicação, por meio do lançamento do Projeto Educação em Segurança e Saúde, uma iniciativa pioneira no Brasil.

OBJETIVO
O projeto tem como objetivo desenvolver nas crianças e adolescentes uma cultura de cuidados e de valorização da vida. Nesse sentido, a nova disciplina integrará a matriz curricular do Colégio, abrangendo todas as séries. Em 2016, será iniciada com toda a Educação Infantil e do 1º ano ao 5º ano de Ensino Fundamental e, de forma progressiva, alcançará os demais anos dos Ensinos Fundamental e Médio, com carga horária prevista de uma aula semanal e temática adequadas às faixas etárias, envolvendo os riscos e as análises que mais afetam a cada uma delas.

LANÇAMENTO

O lançamento do Projeto Educação em Segurança e Saúde foi conduzido pelo jornalista e apresentador da TV Globo, Rodrigo Bocardi, e contou com a presença especial do médico cirurgião plástico e especialista em queimaduras, de Belo Horizonte, Dr. Carlos Eduardo Leão. “A Usiminas, a Fundação e o Colégio São Francisco Xavier escrevem uma belíssima página na história da educação brasileira, adequando a matriz curricular e preparando o corpo docente e os alunos para uma profunda e definitiva mudança: a inserção da filosofia da ‘cultura do perigo’, até então pouco abordada no ensino brasileiro”, elogiou o Dr. Carlos Eduardo Leão.

VIDA
Na visão do diretor executivo da Fundação, Luís Márcio Araújo Ramos, o Projeto Educação em Segurança e Saúde busca valorizar e proteger a vida em sinergia com as unidades da área da saúde da instituição. “O Colégio São Francisco Xavier, com essa iniciativa, mostra que formar cidadãos é bem mais que ensiná-los uma boa Matemática. Ao trazer para si a responsabilidade de incluir, oficialmente, na sua matriz curricular o tema Segurança e Saúde, assume o compromisso de entregar à sociedade jovens que terão, na base de sua formação, o conceito de que a vida é o mais precioso valor a ser protegido”, pontua.

A realidade em números

O Projeto Educação em Segurança e Saúde do Colégio São Francisco Xavier chama atenção para um cenário que, segundo dados do Ministério da Saúde, é preocupante nos dias de hoje.
• Acidentes ou lesões são as principais causas de morte de crianças de 1 a 14 anos, no Brasil.
• Anualmente, cerca de 4.700 crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas por conta disso.
• Para cada criança morta em acidente, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes.
• Cerca de R$ 80 milhões são gastos na rede do SUS por ano em tratamentos decorrentes de acidentes ou lesões.
• Estudos mostram que 90% das lesões podem ser evitadas com atitudes de prevenção.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com