Cidades

Creches fecham mais uma vez em Ipatinga

Mais uma vez, as salas de aula das creches do município ficaram vazias

 

IPATINGA – A partir desta quarta-feira (21), as 41 entidades conveniadas à Prefeitura Municipal de Ipatinga irão paralisar as atividades por tempo indeterminado. O motivo, de novo, é a falta de compromisso da administração pública com as creches. Dessa vez, a não assinatura do convênio de 2012 é a razão da paralisação. Além disso, está prevista para hoje (21) uma manifestação dos funcionários das entidades conveniadas e dos pais dos alunos. O manifesto será em frente ao prédio da Prefeitura, às 13h.
De acordo com os funcionários das entidades conveniadas, a PMI disse que firmaria os convênios deste ano até o dia 20, mas a promessa não foi cumprida. A iniciativa de paralisar as atividades foi do sindicato dos funcionários das creches. “Vamos paralisar até que a Prefeitura assine o convênio e honre os compromissos”, garantiu Romilda Marques, agente administrativa da creche Coração de Mãe, do bairro Vila Celeste.

SALÁRIOS
Os funcionários ainda não receberam os salários dos meses de fevereiro e março. Pela primeira vez as entidades também não vão realizar atividades internas. “A greve vai ser dos funcionários, que não receberam os salários. Vamos mostrar que não mais suportaremos esse descaso por parte da Prefeitura. A greve será por tempo indeterminado”, garantiu Maiza Gonçalves, funcionária do Centro de Convivência Maria Maria.

TRABALHO
Os presidentes das creches conveniadas afirmam que as atividades diárias estão sendo comprometidas. “Estamos sem renda mensal na creche e não temos condição de arcar nem com as despesas básicas. A Prefeitura sempre pede um prazo maior, mas não cumpre nada do que nos fala”, diz José Tome da Silva, presidente da creche do bairro Barra Alegre. Segundo Romila Marques, faltam materiais para ministrar aulas.

DIA 21
A Prefeitura de Ipatinga informou que os convênios com as creches que estão com a documentação em dia serão assinados a partir de hoje (21). São 41 entidades que vão atender mais de 5,5 mil crianças com idade até cinco anos. O valor total do convênio é de R$ 18,5 milhões, divido em 10 parcelas.
Ainda de acordo com a PMI, até esta terça-feira (20), das 41 entidades, 17 apresentavam pendências, sendo que quatro planos de trabalho de creches estão em fase de análise inicial.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com