Cidades

Creche do Caravelas em fase de finalização

O prédio de serviços gerais já conta com cerâmica e está preparado para instalação de bancadas

IPATINGA – Daqui a dois meses a comunidade do bairro Caravelas vai poder conhecer o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que está com obras adiantadas de construção no bairro. Com previsão de funcionar no início do ano letivo de 2017, a unidade de ensino terá capacidade para atender cerca de 200 crianças, com idades entre 0 a 5 anos.
A conclusão da creche está prevista o mês de setembro. A obra conta com recursos da ordem de R$ 1,8 milhão, provenientes de uma parceria entre a Prefeitura de Ipatinga e o governo federal, por meio do Programa Pró-Infância, do Ministério da Educação.

A dona de casa Poliane Moreira, 20 anos, já está de olho em uma vaga na nova creche para o seu filho, Carlos Henrique Moreira, 3 anos. Morando há pouco mais de um ano no bairro, a família engrossa o coro de moradores que aguardam ansiosos pela inauguração da unidade de ensino. “Essa região é de difícil acesso e ter uma creche tão perto, com qualidade, vai facilitar muito pra nós”, argumenta.

Para o aposentado Oséias de Sousa, 45 anos, o principal benefício da creche do Caravelas é para as famílias do bairro, que não vão precisar mais pagar vans para deslocarem com as crianças em uma distância tão grande. “Ter uma creche desse porte aqui em cima, vai ser bom pra todo mundo. Principalmente, pra quem gasta tanto com transporte”, defende o aposentado, que mora no bairro há 13 anos.

VALORIZAÇÃO
A creche já está em fase de acabamento. Segundo a Secretaria de Obras Públicas de Ipatinga (Semop), as equipes agora trabalham na finalização dos telhados, instalação da parte elétrica e instalação das bancadas no prédio de serviços gerais. O acabamento das salas de aula também já avança para a reta final. A próxima etapa será a execução da pintura, jardinagem e paisagismo do espaço.

A agilidade da construção da creche tem sido admirada pelo carpinteiro Júlio César da Silva Pereira, 38 anos. “Já trabalhei em construção de obras complexas e observo que essa creche já está bem adiantada e muito bonita. Estou pensando em tentar vagas para os meus sobrinhos e netos estudarem nessa unidade novinha”, detalha o morador do Caravelas.

REDE AMPLIADA

Dois Centros de Educação Infantil foram construídos e inaugurados este ano, nos bairros Santa Clara e Parque das Águas. Além disso, a Prefeitura reformou e municipalizou o Centro de Educação Infantil Barra Alegre. Outras quatro creches estão em construção na cidade, com previsão de inauguração em 2017: Nova Esperança, Vila Formosa, Limoeiro e Bethânia.

O distrito de Barra Alegre e os bairros Ideal/Bom Jardim também vão receber unidades de Educação Infantil. Os recursos já formam aprovados pelo Ministério da Educação e a Prefeitura aguarda apenas a conclusão da licitação para dar início às obras.

Os investimentos totais para a construção das nove unidades de Educação Infantil projetadas para o município alcançam o valor de R$ 15 milhões. Todas as creches públicas vão contar com berçários, maternal, salas pedagógicas, cozinha, refeitório, pátio coberto e ala administrativa. Os prédios também serão adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com