Cultura

Coros Infantojuvenis realizam Encontro

O Coro Infantojuvenil Viva Voz vai ser o anfitrião do Encontro que acontece no próximo sábado    (Crédito: Divulgação)

 

IPATINGA – A Associação Coral Viva Voz reúne neste sábado (16) seis coros da região dentro da programação do VII Encontro de Coros Infantojuvenis. Participam das apresentações, a partir das 20h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, os coros infantojuvenil Viva Voz, Nossa Senhora Aparecida, Meninas e Meninos Cantores da Aperam, Infanto-juvenil e Jovem do Colégio Adventista de Ipatinga.
O encontro tem como principal objetivo dar visibilidade ao trabalho realizado pelos coros, promover intercâmbio e aprimoramento técnico dos participantes, bem como divulgar o canto coral e estimular crianças e jovens a participarem de atividade cultural. É patrocinado pela Usiminas, com apoio do Usicultura e incentivo do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, desde a primeira edição, em 2003.

COROS
O anfitrião do evento é o Coro Infantojuvenil Viva Voz, que tem sua sede no bairro Jardim Panorama, em Ipatinga. Foi fundado em agosto de 1998 com objetivo de divulgar e ao mesmo tempo oferecer a seus integrantes atividades culturais, colaborando assim na sua formação social e intelectual. Vem participando de importantes eventos voltados para o Canto Coral como: Minas Cantat, Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora, Encontro de Corais de Além Paraíba, Encontro Nacional de Coros do ES, dentre outros. É regido pelo maestro Osmar Marciano Alves, formado em regência e técnica vocal pelo Instituto Metodistas de Ensino Superior e Faculdade Santa Marcelina no Seminário Santo Antônio, em São Paulo.
Já o Coro Infantojuvenil Nossa Senhora Aparecida foi idealizado pelos catequistas Edilson Santana e Eny Sabino. Surgiu para abrilhantar a 1ª Eucaristia da turma de 1997 da Igreja Católica do Bairro Iguaçu. Ganhou reconhecimento da comunidade e desde então vem participando nas cerimônias da Igreja e em eventos culturais como o Encontro Regional de Coros, Encontro de Música Sacra, Cantatas de Natal e vários outros. É regido por Edilson Santana, que tem em seu currículo cursos de musicalização, leitura de partitura, canto-coral e regência.
O Colégio Adventista de Ipatinga participa do encontro com dois coros: um Infantojuvenil e o outro Jovem.
De Timóteo, o VII Encontro recebe os coros Meninas e Meninos Cantores da Aperam, que fazem parte do Programa Cultura e Cidadania, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita. Têm como objetivo ampliar o universo cultural dos integrantes através do Canto Coral. O Coro Meninos Cantores foi criado em setembro de 1994 e o Coro Meninas Cantoras em novembro de 2007.

SERVIÇO
Dia: sábado (16)
Horário: a partir das 20h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
A entrada para as apresentações do VII Encontro de Coros Infantojuvenis é franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria do teatro. Informações (31) 3822.3031.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com