Cidades

Coronel Ramalho rompe com governo e sai ‘atirando’

IPATINGA – Na manhã desta sexta (15), o vice-prefeito de Ipatinga, Coronel Alfredo Ramalho (PRB), anunciou seu rompimento com o governo da prefeita Cecília Ferramenta (PT), para o qual foi eleito em outubro de 2012.
Pouco mais de dois anos após o início do mandato, o vice-prefeito afirma que são vários os motivos que o levam a romper, entre eles “o não cumprimento das promessas feitas em campanha e o descaso da administração com os interesses e necessidades da população”.

FRUSTRAÇÃO
Em coletiva realizada no Hotel San Diego, o vice-prefeito explicou os motivos que o levaram a romper com a atual administração municipal. “Me sinto frustrado, como todos vocês, por não ter colocado em prática as minhas ideias e planos para nossa cidade, e aproveito para pedir o perdão a toda sociedade que em mim confiou, mas infelizmente, muitas limitações foram impostas por esse governo”.

Conforme o vice-prefeito existe um imenso abismo entre o que foi prometido para o povo de Ipatinga e o que realmente tem sido feito neste tempo. “Foram dois anos, em que não conseguimos fazer nem a releitura do nosso Plano de Governo apresentado a todos durante a campanha. Não posso trair os princípios em que sempre acreditei e que defendi. Por isso, é com muita convicção, clareza e paz na minha alma que venho anunciar que, a partir de hoje, não faço mais parte desta administração”, disse Ramalho em seu discurso.

SAI, MAS FICA
Mesmo com o rompimento com o grupo político, Coronel Ramalho permanece como vice-prefeito, cargo para o qual foi eleito. “Apesar de não estar mais alinhado aos planos deste governo, iremos manter um entendimento com grupos da oposição, com a própria administração, com as lideranças locais, com o Estado e continuaremos exercendo os trabalhos de forma democrática, transparente e, acima de tudo, independente, especialmente naquilo que for para beneficiar o povo de Ipatinga”, citou.

TRECHOS DA ENTREVISTA

GOTA D´ÁGUA
“São muitas gotas d’água. O descumprimento das promessas é a principal delas. Tem o voto virgem na cidade, pessoas que votaram pela primeira vez, por causa da nossa coligação. Pessoas que confiaram em mim, pessoas que viam ali uma esperança. Mas estávamos de mãos atadas, frustrados. O tempo foi passando, não participávamos das decisões. Eu tenho muito o que cooperar com esta cidade, mas não era chamado. E quando fui, fiz minha parte, mas não nos foi dado o respaldo para implantar os projetos. São muitas gotas d´agua. Tivemos sabedoria e paciência, e isso valeu a pena. Tudo tem seu tempo determinado debaixo do céu. Ninguém deve fazer nada tresloucadamente, mas sim no tempo devido. E é o que eu estou fazendo.

VICE-PREFEITO
Continuo sim como vice-prefeito. Não posso abrir mão do cargo de vice-prefeito, em respeito as pessoas que votaram em mim. Abrindo mão disso seria incoerente, seria desrespeito. Continuamos trabalhando, continuamos firmes. Agora é trabalhar nas ruas, nas comunidades, com a população, o que vocês já me veem fazendo. Sou um homem que gosta do povo, gosto de ver a realidade das pessoas e ajudar. Tenho capacitação e conhecimento para fazer isso. Mesmo que venham as críticas, as dificuldades, é isso que eu gosto, é isso que Deus plantou no meu coração para fazer.

OPOSIÇÃO

Não sou oposição nem situação. Se este posicionamento, em determinado momento for oposição, eu serei oposição. Não posso ir contra os meus ideais. Uma oposição no nível de conceitos, de ideias, não uma oposição partidária, contra as pessoas.

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

A caneta não está na minha mão. Se estivesse, teríamos uma Secretaria de Segurança forte, teríamos uma cidade melhor. Se nós estamos vivendo hoje um caos na segurança pública, com a população falando que os principais problemas são segurança e tráfico de drogas, temos que agir para mudar isso. Eu trouxe o projeto de uma secretaria de segurança moderna. Se quiserem eu abro tudo para vocês. Visitei as maiores secretarias de segurança do Brasil, que estão fazendo o enfrentamento da violência de alto nível de qualidade. Exemplo, para estudar o enfrentamento à violência contra a mulher, fui até Vitória, no Espírito Santo, ver como era o projeto, e porque o sucesso do programa, que reduziu o número de crimes contra as mulheres. E trouxe isso para Ipatinga. Por que não foi utilizado fica na consciência de cada um. Eu sei daquilo que eu fiz.

FALTA DE RECURSOS OU ESTRATÉGIA DE BOICOTE
Na minha avaliação, foi descompromisso com a comunidade. Se nós estamos com problemas de segurança, onde tem que investir? Na segurança. Tira dinheiro de onde tiver que tirar. Se a Saúde está um caos, se a UPA está um caos, tira dinheiro de onde tiver que tirar. Vai buscar, vai no Governo Estadual, Federal, seja criativo para conseguir os recursos. Este é o detalhe. Vejo uma falta de compromisso com o que foi falado no palanque, e estou rompendo com isso.

PRÉ-CANDIDATURA
Não sou pré-candidato. Não é o momento para pensar isso. É o momento de juntar as pessoas que amam a cidade, que amam a verdade. Eu quero participar de uma discussão de alto nível em nossa cidade. Não criei meus filhos aqui à toa. Deus me mandou para cá, e eu tenho um compromisso aqui. Tem muita gente com ideias boas para a cidade. Pessoas que consigam discutir o melhor para o povo. O momento aqui é romper com essa forma de administração. Não tememos críticas, quem está na chuva é para se molhar. Lá na frente, junto com a sociedade civil, com os empresários, com a comunidade, com a imprensa, iremos discutir, debater, pensar, entender quem será o melhor para governar esta cidade.

QUESTÃO PARTIDÁRIA
Lógico que ela tem que ser discutida, mas não é o momento. Sei da questão do atrelamento do PRB em nível federal e estadual, mas estou em paz. Hoje, permaneço junto ao PRB.”


Nota do PRB diz que decisão é isolada

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Ipatinga entende como unilateral as declarações do vice-prefeito, Coronel Ramalho, e reitera seu apoio à administração da prefeita Cecília Ferramenta. O partido ainda informa que a posição tomada pelo vice-prefeito não é uma opinião do PRB, que toma suas decisões de forma colegiada e republicana.

Wemerson Marinho, presidente da comissão provisória do partido em Ipatinga, lamenta o posicionamento inesperado do coronel Ramalho e informa que comunicará oficialmente à executiva do partido na pessoa do seu presidente, deputado Gilberto Abramo, e do coordenador político da região, secretário de Estado de Esporte, Carlos Henrique, para deliberação sobre o tema.

Para Cecília, ruptura tem caráter pessoal
A prefeita Cecília Ferramenta avalia que a decisão do vice-prefeito é de caráter estritamente pessoal e não condiz com a postura do PRB, que já reiterou seu apoio à Administração Municipal. A prefeita lembra ainda que as diretrizes apontadas pelo Plano de Governo, amplamente discutido e aprovado pela população, estão sendo cumpridas pela Administração Municipal, que tem buscado parcerias para a implementação de programas e investimentos em obras e melhoria das condições de vida na cidade. Inclusive na área de Segurança Pública, onde diversos programas estão em andamento e investimentos estão sendo aguardados, em parcerias com os governos estadual e federal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com