Cidades

Copasa e MP lançam Projeto para reaproveitar “água cinza”

Iniciativa contribuirá para economia financeira dos clientes e preservação do meio ambiente na região

IPATINGA – Para promover o consumo consciente da água e atuar junto à comunidade na preservação do meio ambiente, a Copasa e o Ministério Público de Minas Gerais lançaram, nesta quinta-feira (20/05), em Ipatinga, o Projeto de Reuso de Águas Cinzas – Reabastecer. As águas cinzas consistem nas águas residuais provenientes de pias, lavatórios, chuveiros e máquinas de lavar roupas. Na iniciativa, será possível reaproveitar parcela dessa água, por meio de equipamento para coleta e armazenamento de água proveniente da máquina de lavar.   

“Serão selecionadas 1.000 famílias em Ipatinga, cadastradas nas categorias residencial e social da Copasa, em Ipatinga, que vão receber uma unidade do Kit Reabastecer. Cada kit é composto por dispositivo para o armazenamento de água da máquina de lavar roupas, para que, posteriormente, seja usada na limpeza de ambientes e nas descargas sanitárias”, explica o superintendente da Unidade de Negócios Leste (UNLE) da Companhia, Albino Campos. 

PIONEIRISMO

Por meio do Projeto Reabastecer, a Companhia, juntamente com o Ministério Público, desenvolverá ações de educação ambiental e de conscientização da população quanto à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, a partir do consumo consciente da água. 

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Rafael Pureza, comenta a importância do Projeto Reabastecer. “É um projeto inovador e pioneiro, pensado para a nossa cidade de Ipatinga. São milhões de litros de água que poderão ser reutilizados, com grande ganho ambiental e economia financeira. Abrace e acredite nesse projeto. É a contribuição de cada um de nós para um meio ambiente mais saudável”, afirma. 

INSCRIÇÕES

Para participar do projeto Reabastecer, os interessados deverão se inscrever gratuitamente pelo formulário disponível no site www.copasa.com.br/reabastecer, até o dia 14 de junho. Para se inscrever, é necessário residir em Ipatinga; ter estar cadastrado nas categorias residencial e social; máquina de lavar roupas; ter espaço físico para instalação do kit; querer contribuir para a preservação do meio ambiente; adotar práticas sustentáveis e colaborar para o estudo de monitoramento do impacto no consumo de água tratada no imóvel.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com