Cidades

Copasa assina Plano de Manejo da APA Serra de Timóteo

O Plano tem o investimento previsto de R$ 364 mil e previsão de término em 15 meses

TIMÓTEO – A Copasa assinou a ordem de serviço para elaboração do Plano Manejo da Área de Proteção Ambiental – APA Serra de Timóteo. Com um investimento de R$ 364 mil, o Plano de Manejo é uma medida de compensação ambiental pelas intervenções da Copasa em Áreas de Preservação Permanentes (APPs), decorrentes das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Timóteo. A previsão para conclusão do documento é de 15 meses.

Para o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, quando o Plano de Manejo for concluído, as pessoas poderão investir mais no município. “A inexistência desse estudo traz grandes prejuízos para a cidade, sendo um deles a falta de pessoas investindo no município, tanto na área imobiliária como em outros tipos de investimentos. Após esse estudo, haverá a ampliação das possibilidades econômicas na nossa cidade”, explica.

O superintendente Operacional do Vale do Rio Doce e Vale do Aço, Albino Campos, destaca importância do Plano de Manejo para a população timotense. “Com a elaboração do Plano de Manejo da APA Serra de Timóteo, a cidade receberá uma ferramenta fundamental para a gestão ambiental, no tocante à preservação e conservação dos recursos naturais, além dos diversos usos desta área, no que se refere à pesquisa, ao turismo e à expansão urbana, através de novos empreendimentos imobiliários. A partir da elaboração desse documento tão importante, a cidade de Timóteo iniciará uma nova era, visando um crescimento socioeconômico sustentável”, completa.

MAIS BENEFÍCIOS

O Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Serra de Timóteo vai permitir que o município receba uma série de benefícios, como: contribuir para o planejamento urbano; captação de recursos para desenvolvimento de projetos socioambientais; conservação dos recursos hídricos e naturais; arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Ecológico.

O que é o Plano de Manejo?

É um documento que determina um conjunto de atividades que deverão ser cumpridas pelo poder público, pelas comunidades, turistas e outros atores que estiverem usufruindo de uma unidade de conservação. O objetivo principal é contribuir para a preservação da natureza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com