Esportes

Coordenadora nacional elogia proposta do PELC de Ipatinga

Crédito: Secom PMI

IPATINGA – “As propostas apresentadas pela Prefeitura de Ipatinga e aprovadas pelo Ministério do Esporte para implantação do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC) podem se tornar referência no país”. A afirmação é da especialista Andréa Ewerton, coordenadora nacional do programa desenvolvido em parceria com o governo federal, que na manhã desta quinta- feira participou de um seminário no município, destacando a preocupação da Administração em envolver nas atividades as pessoas com deficiência e em situação de rua.

ASSIMILAÇÃO
“A Prefeitura assimilou bem a proposta do programa federal, que é garantir a todas as pessoas o acesso ao esporte e ao lazer. Aqui em Ipatinga está sendo articulada ainda a participação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos núcleos do PELC, o que é uma iniciativa inovadora e merecedora de muitos elogios, pois amplia a capacidade de atendimento”, destacou a especialista.

O seminário para implantação do programa contou com a participação de representantes da Prefeitura, entidades e associações. Durante a sua palestra, Andréa Ewerton lembrou que Ipatinga foi pioneira no Brasil na implantação do PELC, em 2004, durante o último ano do governo do prefeito Chico Ferramenta. “Mais uma vez, o município fez tudo certo, realizou as licitações necessárias e o processo seletivo para a contratação das pessoas. Nas próximas semanas os recursos já devem ser liberados para Ipatinga dar início às atividades”, reforçou.

CONQUISTA
Andréa Ewerton se reuniu ainda com a prefeita Cecília Ferramenta e o secretário municipal de Cultura Esporte e Lazer, Claudio Gualberto. “O PELC é uma grande conquista para a nossa população, pois vai garantir acesso das pessoas às variadas atividades de esporte e lazer, contribuindo para o bem-estar social e a melhoria na qualidade de vida”, afirmou a prefeita.

O convênio entre Ipatinga e o Ministério da Educação foi formalizado em dezembro do ano passado. O custo total para implantação de 10 núcleos do PELC na cidade é R$ 2 milhões, sendo R$ 1,8 milhão repassados pela União e o restante como contrapartida da Prefeitura. O aporte prevê a criação de núcleos de atividades em diversos pontos da cidade com atividades gratuitas. A estimativa é de que cerca de 4 mil pessoas sejam atendidas pelo programa em todo o município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com