Cidades

Convenções definem o cenário das candidaturas no Vale do Aço

(Sentido horário) Lene Teixeira teve seu nome homologado; Fred Ferramenta vai fazer “dobrada” com o deputado Gabriel Guimarães em Ipatinga; O ex-prefeito de Coronel Fabriciano Chico Simões; Ley do Trânsito é pré-candidato à Assembleia pelo PSD

(DA REDAÇÃO)
– Com a proximidade da data final – 30 de junho – para a realização das convenções partidárias que definirão os candidatos e as coligações, o cenário eleitoral, com as candidaturas de deputados estaduais e deputados federais, já está praticamente desenhado no Vale do Aço.

Ainda sem uma definição clara está o Partido Social Democrático (PSD), do deputado federal e ex-secretário de Estado de Saúde Alexandre Silveira, que espera pelo posicionamento do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para decidir o futuro de seus pré-candidatos, entre os quais o presidente da Câmara de Ipatinga Ley do Trânsito, e do próprio Silveira, que pode compor a chapa de Pimenta da Veiga como 1º suplente de senador. No compasso de espera também fica o ex-prefeito de Timóteo e pré-candidato à Assembleia, Sérgio Mendes (PSB).

ESTADUAIS
O Partido dos Trabalhadores já definiu suas candidaturas, num processo que deixou muitos descontentes, como é o caso do ex-prefeito de Açucena e ex-presidente AMDI, Ademir Siman, que teve seu nome preterido. O vereador Agnaldo Bicalho também perdeu a vaga.

Tiveram suas candidaturas aprovadas pelo partido a vereadora Lene Teixeira, Fred Ferramenta (ambos de Ipatinga) e Chico Simões (Fabriciano). Os três representantes do Vale do Aço apoiam a candidatura de Fernando Pimentel ao governo de Minas e a reeleição da presidenta Dilma Rousseff e terão pela frente a árdua tarefa de defender os votos de seus candidatos e os seus próprios.

No Partido Republicano da Ordem Social (PROS), a deputada estadual Rosângela Reis tem seu nome garantido à reeleição. O PROS também é aliado de Dilma, e do ex-ministro Fernando Pimentel ao governo de Minas.

O ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga, presidente da Força Sindical em Minas, Luiz Carlos Miranda, é pré-candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, partido recém fundado nacionalmente pelo deputado Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força; e em Minas, pelo próprio Miranda e outras lideranças sindicais. O Solidariedade apoia as candidaturas de Aécio Neves e Pimenta da Veiga.

Na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais também cravaram seus nomes o ex-delegado e ex-vereador de Coronel Fabriciano Francisco Pereira Lemos, que foi escolhido por unanimidade na convenção do Partido Ecológico Nacional (PEN). O PEN de Lemos se alinha com o PSD no apoio às candidaturas de Aécio ao Planalto e Pimenta da Veiga ao governo de Minas. “Desde o começo, coloquei meu nome à disposição do partido, visando não um programa político pessoal, mas voltado exclusivamente para aplicação dos meus conhecimentos em prol do crescimento regional”, destaca Lemos.

COMUNISTAS
O PCB de Ipatinga realiza no dia 21 de junho um ato público de apresentação das pré-candidaturas para as eleições 2014. A convenção estadual do partido será realizada no dia 29 deste mês, em Belo Horizonte, e culminará com a aprovação das chapas proporcionais e majoritária do partido.

Na região, o PCB apresenta como candidatos Rair Anício (ex-candidato a vice-prefeito em 2012), pré-candidato a deputado federal; e Daniel Cristiano, pré-candidato a deputado estadual. Daniel Cristiano foi uma das surpresas nas eleições de 2012, quando obteve 16 mil votos na chapa “puro sangue” composta por ele e por Rair Anício. Na avaliação do partido, o PCB Ipatinga consolida-se como ponto estratégico para as pretensões políticas no cenário regional, estadual e nacional.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tem praticamente definida a candidatura à reeleição do deputado estadual Celinho do Sinttrocel, que é o principal adversário de Chico Simões em Fabriciano. Em Ipatinga, o presidente do Diretório Municipal do PCdoB, Zacarias da Copasa, também postula a vaga de deputado estadual. O PCdoB, apesar das orientações em torno do alinhamento da candidatura de Pimentel, deve ter posições contraditórias na região, já que Celinho tradicionalmente adota posição contrária à do seu adversário petista Chico Simões. O representante em Ipatinga, Zacarias da Copasa, vai se alinhar às fileiras do PT, respeitando o arco de alianças.

FEDERAIS

Na disputa por uma vaga à Câmara dos Deputados, em Ipatinga, está o vereador Roberto Carlos Muniz (PTdoB), que teve seu nome aprovado por unanimidade na convenção do partido; e o vice-prefeito e ex-comandante do 14º BPM, Alfredo Ramalho (PRB). Outro possível candidato é o empresário João Chico, que ainda não teve seu nome confirmado.
Os candidatos locais à Câmara dos Deputados vão disputar com candidatos de outras bases eleitorais, como Gabriel Guimarães e Pe.João (ambos do PT), Leonardo Quintão (PMDB), entre outros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com