Cultura

Contém Cultura promove mais de cem sessões de cinema em sete meses

IPABA – Celebrando os sete meses de sucesso do Contém Cultura em Ipaba, a proponente do projeto, Luciana Profiro, faz balanço positivo das ações desenvolvidas na cidade e dá boas-vindas a mais um ano cinematográfico no município anunciando a programação de 2019 da sala multicultural.

“Em tão pouco tempo, desde a sua inauguração em maio deste ano, promovemos mais de cem sessões no Contém, além de oficinas de dança, de artesanato, robótica e outros eventos que marcaram a nossa programação neste ano”, comenta Luciana Profiro, citando o torneio de xadrez, roda de capoeira, exposição de peças do museu particular de Jeremias Santos, facilitador do Contém. “Promovemos uma capacitação para professores, e que teve como tema Audiovisual como recurso didático. O curso foi ministrado pelo psicólogo e professor universitário, David Romeros.

EXPOSIÇÃO

Entre outras atividades citadas pela proponente da sala de cinema, está a apresentação da história da comunicação, que foi contada por meio da exposição de aparelhos antigos, como telefones. “Neste dia, a sala abrigou até um pombo, numa alusão ao pombo-correio, que transportava mensagens, principalmente nos períodos de guerras, na idade média”, sublinha Luciana.

No Contém Cultura, também foram promovidos eventos focados na promoção da saúde, como de prevenção ao suicídio; de ação social, como palestras para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social – Cras e Caps, e consultoria jurídica.

Luciana destaca ainda a participação das escolas no Contém que utilizaram o espaço em sessões extras dedicadas a temas como a Matemática e o esporte. “Nossa sala também recebeu os coralistas que ensaiaram a apresentação da Cantata de Natal no espaço cultural”, completa.

 

Programação cinematográfica

 

A programação cinematográfica do Contém Cultura 2019 começou com exibição de “Os Normais 2”. O filme “Elis” dará continuidade às sessões de janeiro. O longa-metragem de ficção baseado na vida de Elis Regina, considerada a maior cantora do Brasil, será exibido no dia 4, às 18h30.

No dia 5, às 17h, será exibido o filme “Palhaço”, que conta a história de  Benjamim, um palhaço que, a achar que perdeu a graça, parte em uma aventura atrás de um sonho.

“Mais forte que o mundo”, baseado na história do lutador de MMA José Aldo, será a atração da sala de cinema do dia 9, às 18h30.

“2 Filhos de Francisco”, a cinebiografia dos irmãos Mirosmar José e Emival, que fizeram sucesso e fortuna na música com os nomes de Zezé di Camargo e Luciano, será projetado no dia 11, às 18h30.

O cômico “Saltimbancos Trapalhões” será exibido no dia 12, às 17h, trazendo o Grande Circo Sumatra, que passar por uma grande crise financeira desde a proibição de animais em espetáculos.

No dia 16, às 18h30, entra em cena “Capitães de areia”, filme inspirado em obra de Jorge Amado. A obra retrata a vida de jovens abandonados pela suas famílias e que lutam pela sobrevivência nas ruas de Salvador, Bahia.

“Somos Tão Jovens” vai para a telona do Contém Cultura na sessão das 18h30, do dia 18. A obra apresenta o mito Renato Russo, da banda Legião Urbana.

“Diário de Tati” leva o bom humor para a sala de cinema no dia 19. O filme, que será exibido às 17h, conta a história de Tati, que registra em seu diário detalhes do verão em que ficou de recuperação na escola.

“Reza a lenda” chega ao Contém Cultura no dia 23, às 18h30. O drama apresenta Ara, que lidera um bando com o qual realiza um ousado roubo.

Mercedes, uma mulher de 40 anos, procura um analista e descobre facetas que ela desconhecia em “Divã”, filme de romance que será exibido no dia 25, às 18h30.

O gênero aventura ganha espaço no dia 26, às 17h, com a projeção do filme “Eu e meu guarda-chuva”, que tem como principal personagem Eugênio. Com o seu amigo, Cebola, ele vive aventuras inimagináveis para salvar sua melhor amiga.

No dia 30, às 18h30, a atmosfera no Contém Cultura será de mistério, com a apresentação do filme “O rastro”, sobre um talentoso médico encarregado de supervisionar a transferência de pacientes entre hospitais. Certo dia, uma das doentes desaparece no meio da noite, levando João para uma jornada perigosa.

O Contém Cultura é patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com