Cultura

Contação e espetáculos infantis são atrações do Festival da Criança

IPATINGA – Entra em cartaz no próximo dia 2 de outubro no teatro do Centro Cultural Usiminas e teatro Zélia Olguin, a 18ª edição do Festival da Criança. Até o dia 04 de outubro o projeto realiza sete apresentações e recebe cerca de 4.000 crianças, vindas de escolas da região do Vale do Aço.

Em atividade desde o ano 2000, o Festival da Criança já atingiu cerca de 80.000 espectadores, que ano a ano prestigia a programação especialmente elaborada para o mês em que se comemora o Dia da Criança. Seu principal objetivo é contribuir com a ampliação do repertório cultural, bem como com a formação de público para o teatro. Trata-se de um projeto que é sempre muito esperado pelas escolas e entidades da região e de outras localidades pela programação diversificada que apresenta.

AGENDAMENTO ESCOLAR

Cerca de 30 escolas do Vale do Aço já agendaram para seus alunos a presença na programação deste ano. E as apresentações começam no teatro do Centro Cultural Usiminas no dia 2,com sessões às 9 da manha e 14h30. Na terça-feira (2) o grupo Coletivo Aberto, de Ipatinga, apresenta Procurando Firme, sua mais recente montagem, baseada na obra da escritora Ruth Rocha. O espetáculo infantojuvenil remonta de forma dinâmica e lúdica a história do príncipe e da princesa que foram criados fazendo tudo que manda a tradição. Num misto de narrações, encenações, emoções e canções executadas ao vivo, os atores se desdobram para colocar em questão os antigos e os novos valores do mundo das princesas.

 

ERA UMA VEZ OUTRA VEZ

Na quarta-feira (3) o grupo Dama Produções (Timóteo) entra em cena para apresentar o espetáculo Era Uma Vez Outra Vez. A peça conta a história de Ariela e sua avó Carmela que, com o tempo, vai perdendo a memória. Todos os dias Arielavive uma personagem diferente nas belas histórias que a avó conta. Com as memórias de Carmela adormecendo, Ariela tenta preservar as raizes de sua avó, mantendo assim sua identidade e vivências acesas.É uma história do mais puro amor, que passa de uma para a outra.

 

MUNDO JOJOBA

Já no dia 04 de outubro (quinta) às 14h30, chega de Mariana a Cia. Lunática que convida o público para embarcar numa divertida viagem cheia de música, histórias e personagens que vão surpreender a meninada. É o Mundo Jojoba Show que o grupo traz para o Festival da Criança prometendo encantar a plateia. Tudo começa quanto Jojoba aterrisa na cidade trazendo em sua bagagem musicas dançantes e brincantes, criando curiosidade, confusão e muita animação. Pronto! Daí para lá, o Mundo Jojoba entra no ar e tudo mundo vai se conectar.

TEATRO ZÉLIA OLGUIN

O teatro Zélia Olguin recebe o grupo Farroupilha às 9h do dia 04 de outubro com o espetáculo Porfilho Ximbica em A Receita do Papai.  Dirigido por Giuliana Duarte Porfilho Ximbica apresenta no Festival da Criança uma deliciosa receita de bolo que foi herdada de seu pai. De forma cômica e mirabolante o espetáculo mostra uma relação de amor de pai para filho, sem deixar de fora o público, que é carro chefe na cozinha de Porfilho Ximbica.

 

FAMÍLIA E ESCOLA

E o Festival da Criança vem com duas novidades nesta edição. A primeira é a realização de uma apresentação do espetáculo Mundo Jojoba Show, voltada para a família, que acontece às 19h daquinta-feira (04), no Centro Cultural Usiminas, com entrada franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria do teatro.

A segunda novidade é um circuito de contação de histórias que será realizado no dia 02 de outubro na Creche Mãe Dolores no centro de Ipatinga e no dia 09 de outubro, em dois horários, na Escola Municipal Idalino Amâncio dos Santos, localizada no Bairro Águas Claras em Santana do Paraíso. “O monstro que adora ler”, “Os músicos de Bremen”, “O soldadinho e o Tambor Mágico”, “O macaco e o grão de milho” e “Pedro Malazartes em o Pássaro Lapão”, são algumas das aventuras que Pituxa (Nancy Nogueira) vai contar nas escolas.

O Festival da Criança é patrocinado pela Usiminas, com apoio do Usicultura, Panorama Tower Hotel, Associação Cultural Zélia Olguin e utiliza recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é de Marilda Lyra, com produção de Claudinei de Souza. Para as apresentações às 9 e 14h30 somente com agendamento escolar. Para o espetáculo Mundo Jojoba Show, que acontece no dia 04 de outubro às 19h, a entrada é franca mediante retirada de ingressos na bilheteria do teatro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com