Cidades

Consultório na Rua ajuda a combater a marginalidade

IPATINGA – O município é o primeiro da Região Metropolitana do Vale do Aço e do Colar Metropolitano a implantar uma equipe do “Consultório na Rua”. Desenvolvido em parceria com o governo Federal, o programa tem por objetivo ofertar atendimento à população que vive na rua em situação de vulnerabilidade, especialmente os usuários de álcool e drogas, além de pacientes com transtorno mental.

O programa e a equipe multiprofissional do Consultório na Rua foram apresentados pela prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta. Acompanhada dos secretários municipal de Saúde, Eduardo Penna, e de Assistência Social, Vasco Lagares, a prefeita ressaltou a responsabilidade da Administração Municipal em garantir ações efetivas que permitam a reintegração social e familiar dos cidadãos em situação de rua.

ALTERNATIVA
“O Consultório na Rua visa a garantia do acesso das pessoas que necessitam de serviços básicos, acompanhamento adequado e oportunidades para deixar a situação de marginalidade”, pontua a prefeita. O novo serviço integra as ações previstas pelo programa “Crack, é possível vencer”, do governo Federal, em fase de implantação em Ipatinga, além de fortalecer e ampliar a rede de atenção à saúde mental no município.

Além de oferecer cuidados básico no próprio espaço da rua, a equipe multiprofissional do programa realizará encaminhamentos para os demais serviços disponibilizados pela rede socioassistencial, quando necessário, facilitando o acesso dessa população à Saúde e à Assistência Social. O cuidado prestado pela equipe é direto, com foco na redução de danos e na recuperação do paciente.

A equipe do Consultório na Rua já iniciou os trabalhos de identificação, abordagem e levantamento dos serviços mais demandados pelo público-alvo há cerca de dois meses. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, em horário de trabalho adequado às necessidade e situações do público-alvo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com