Cidades

Consulta pública vai abrir debate sobre educação em Ipatinga

IPATINGA – Representantes da Secretaria Municipal de Educação reuniram-se nesta terça-feira (14) com vereadores membros da Comissão Permanente de Educação para apresentar um diagnóstico escolar feito pelo município. A intenção é estudar a área da educação de forma a compreender e contribuir com o Plano Municipal Decenal de Educação, que volta a ser debatido na audiência pública que ocorrerá no próximo dia 27, às 18, no plenário da Câmara de Ipatinga.

“É um estudo amplo, que aborda, de forma geral, a comunidade escolar. São 20 metas universais, descritas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) que servem de diretriz para que o município redija suas metas, que devem ser encaminhadas sob forma de projeto de lei a esta Casa, até meados de junho, quando a Prefeitura intenciona protocolar a proposta para tramitar na Câmara”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida da Silva.

CONSULTA PÚBLICA
O diagnóstico é fruto de estudo técnico das três comunidades de ensino de Ipatinga (municipal, estadual e privada) e foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação.

“O estudo nos permitiu fazer uma análise situacional do ensino e estabelecer metas e prioridades para os próximos dez anos da educação”, explicou a técnica da Secretaria Cláudia Francklim.

Após um profundo estudo do tema, pela comunidade escolar, uma consulta pública será realizada pelo site da Prefeitura Municipal de Ipatinga. A intenção é oportunizar que a comunidade debata e proponha melhorias na educação ofertada pelo município.

Já o Plano Municipal de Educação será referendado em conferência que deve ocorrer antes da vinda do projeto de lei para a Casa Legislativa.

“Na Audiência Pública, debateremos melhor e com mais pessoas sobre o tema, que é tão importante para a sociedade. Eu já estou particularmente envolvido e espero contribuir bastante para a educação do município, haja vista que tenho participado das reuniões, já que represento a Câmara na equipe que estuda o tema”, comentou o vereador Juarez Pires (PT), relator da comissão.

EVASÃO
O presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador Toninho Betânia (PC do B), quis informações sobre número de vagas ofertadas e se a violência interfere na vida dos jovens em Ipatinga. Porém, as técnicas explicaram que o maior problema da educação de jovens no ensino médio é a evasão escolar, que ocorre porque muitos precisam trabalhar e acabam abandonando os estudos.

Já a vereadora Lene Teixeira (PT), presente na reunião, solicitou acesso ao diagnóstico, para que “cheguemos à votação em junho, com o maior número de informações possíveis sobre a educação municipal. Conhecer a realidade escolar nos norteia a propor melhorias”, disse Lene.

Prazo para o cumprimento das metas, superação no atendimento dos alunos desiguais, a exemplo daqueles com deficiência e autistas, cumprimento da política nacional de valorização dos professores, implementação do plano de carreiras, ampliação da oferta de estudo integral, bem como aumento do número de vagas no ensino infantil são alguns dos temas que serão abordados no Plano Decenal Municipal de Educação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com