Cidades

Conseps querem retomar campanha contra doações a mendigos

Não dê esmola: representantes dos Conseps deliberaram pelo retorno da campanha em Ipatinga

IPATINGA
– Retomar a campanha “Não dê esmola. Dê oportunidades!”. Esta foi a principal deliberação da reunião entre os representantes dos Conselhos de Segurança Pública (Conseps) de Ipatinga, na manhã desta terça-feira (25), na Câmara Municipal. A campanha, lançada em 2011, com vistas a inibir doações em ‘dinheiro vivo’ para os andarilhos e moradores de rua, durou apenas oito meses.

Estudos da Polícia Militar mostram que grande parte do dinheiro arrecadado por pedintes serve para alimentar o tráfico de drogas, dentre os quais o de crack. Gérson Paulino, presidente do Consep I, disse que a campanha “jamais” deveria ter sido interrompida. “Foi muito bom este período (da campanha). O número de andarilhos diminuiu e teria diminuído muito mais se as ações tivessem continuado. Infelizmente, os mendigos usam a solidariedade das pessoas para alimentar o tráfico de drogas aqui na área central”, afirmou.

COMPORTAMENTO
Representando a Polícia Militar, o sargento Pereira referendou os efeitos positivos da iniciativa dos Conseps que teve participação da Câmara, Prefeitura, Aciapi e CDL, dentre outros. Ele lembrou que o resultado superou as expectativas, se considerado a curta duração da campanha. “Foram apenas oito meses, mas suficiente para mudar o comportamento de muitas pessoas. Até aqueles que davam esmola para ficar livre do pedinte, passaram a indicar os locais de atendimento divulgados nos panfletos. O retorno da campanha será muito positivo”, avaliou.

O Consep é uma entidade apartidária, sem fins lucrativos e que tem como principal atribuição assessorar com informações os órgãos competentes para o desenvolvimento de políticas de segurança pública. Ipatinga possui um Consep para cada uma das regionais da cidade. Também participaram da reunião os presidentes Adenir Soares (Consep IV), Eunice Ferreira (Consep VIII), Washington Neto (Consep III) e Widmar Pedro (Consep II).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com