Cidades

Conselho Tutelar elege conselheiros em maio

Presidente do Conselho da Regional 1, Viviane Oliveira pede a participação da comunidade: “é preciso ser apaixonado pela causa”, diz

 

IPATINGA – Os Conselhos Tutelares de Ipatinga, regionais 1 e 2, vão passar por nova eleição no mês de maio. O processo irá escolher os conselheiros, sendo cinco para cada regional. A eleição será no próximo dia 27 de maio e todas as pessoas residentes em Ipatinga e que possuam título eleitoral do município podem votar.
Serão eleitos os conselheiros que irão trabalhar de 2012 a 2015. Para votar, é necessário que os interessados realizem um cadastro, comparecendo aos postos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Casa dos Conselhos e na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – rua Pouso Alegre, 34, Centro.
Os candidatos também podem realizar cadastros de seus eleitores. Os documentos necessários são título eleitoral e carteira de identidade. “É muito importante que a população realize o cadastro para eleger os conselheiros da nossa cidade”, disse a presidente do Conselho Tutelar regional 1, Viviane Oliveira.
O período de cadastro se estende de 1º de março até 5 de maio. A eleição acontecerá no Colégio Tiradentes, no horário de 8h às 17h. Qualquer informação adicional pode ser obtida pelo telefone 3829-8407.

PAPEL
O Conselho Tutelar é um órgão que representa a comunidade e, de acordo com Viviane Oliveira, tem como papel fundamental garantir os direitos da criança e do adolescente. “As pessoas têm que votar para escolher quem elas querem que trabalhem pela defesa da criança e do adolescente. Porque a função do conselheiro é defender e acima de tudo garantir que a criança e o adolescente tenham todos os seus direitos”, disse a presidente da Regional 1.
Ainda segundo ela, o Conselho também interfere no acesso à saúde das crianças e adolescentes. “Defendemos o direito à escola, à educação e à saúde. Interferimos em casos de crianças que necessitam de medicamentos e não tem condições financeiras para arcar. Nessas situações, o Conselho Tutelar requisita junto ao poder público que o direito a saúde seja garantido. E podemos também entrar com um mandado de segurança quando for necessário para que a criança tenha o seu direito garantido”, detalhou Viviane Oliveira.

CANDIDATOS
Para a presidente da Regional 1 do Conselho Tutelar de Ipatinga, é necessário que os candidatos a conselheiros tenham vontade de trabalhar pela causa do órgão. “Para trabalhar no Conselho as pessoas têm mesmo que entender a importância da causa. É de suma importância o trabalho e a vontade de trabalhar, elas têm que ser grande para conseguir ajudar a todos aqueles que precisam”, considerou a presidente.


O cadastro pode ser feito na sede do Conselho, na rua Pouso Alegre

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com