Cultura

Conselho de Cultura busca apoio da Câmara para viabilizar verba

IPATINGA – Membros do Conselho Municipal de Política Cultural e profissionais da categoria estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (6) com o vereador Toninho do Bethânia (PC do B), presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Ipatinga. Eles querem o apoio do Poder Legislativo para intermediar a liberação de uma verba de R$ 585 mil voltada a projetos culturais no município de Ipatinga.

A Prefeitura já publicou no Diário Oficial do Município a autorização, mas ainda não repassou nenhum valor aos beneficiados, que foram aprovados por meio de edital publicado no final do ano passado. A preocupação da classe é a proximidade do fim do ano, uma vez que a verba é para ser executada ainda em 2015.

“O prazo máximo para a realização completa de todos os projetos é até o dia 31 de dezembro. Já foram realizadas quatro reuniões com representantes da Prefeitura, mas, até então, nenhum repasse foi feito aos 23 proponentes aprovados”, disse Wenderson Godoi, presidente do Conselho Municipal.

Segundo os conselheiros, mais de 170 empregos diretos deixaram de ser criados em razão da falta de recursos municipais. “Além disso, a população sai perdendo, já que nenhum projeto cultural foi iniciado neste ano com o apoio do Poder Público”, afirmam eles.

O vereador Toninho do Bethânia prometeu apoio à categoria. O parlamentar afirmou que enviará ofício ao governo municipal solicitando uma reunião com o secretário de Cultura e a Prefeita Cecília Ferramenta. Ele quer entender o porquê da demora na liberação dos recursos.

“Fui informado pelos conselheiros que o resultado do edital já está aprovado desde maio deste ano e que inclusive o Departamento de Cultura os convidou a abrirem uma conta bancária específica e essencial para o desembolso dos recursos dos projetos. Não vejo, portanto, razão para tanta demora na liberação desses recursos”, disse o parlamentar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com