Cultura

Congado do Ipaneminha vira patrimônio cultural de Ipatinga

Na prática, o grupo de Congado do Ipaneminha agora está apto a receber recursos do Fundo Municipal de Patrimônio e pode participar de editais

IPATINGA – Presente na cultura regional há 91 anos, o Congado Nossa Senhora do Rosário, mais conhecido como Congado do Ipaneminha, foi registrado como Patrimônio Cultural do Município de Ipatinga. Assinado pela prefeita Cecília Ferramenta, o Decreto nº 8.490, que “inclui o tradicional grupo no Livro de Registro das Celebrações como bem cultural de natureza imaterial”, foi publicado no Diário Oficial, na edição do último dia 29 de novembro.
“Esse reconhecimento é importante para a preservação das tradições populares presentes na comunidade do Ipaneminha, pois valoriza a dança e a cultura como bens coletivos que estão marcados na história e na formação do nosso município”, afirma a prefeita de Ipatinga.

Na prática, o grupo de Congado do Ipaneminha agora está apto a receber recursos do Fundo Municipal de Patrimônio e pode participar de editais. A medida também permite que o município possa desenvolver ações específicas voltadas para a preservação da tradição popular.

Este é o primeiro bem imaterial do município a ser registrado como Patrimônio Cultural de Ipatinga. Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, crenças e práticas, ao modo de ser das pessoas, conforme conceituação técnica.

Dessa forma, podem ser considerados bens imateriais diversas manifestações: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.

TROPEIROS

A dança do Congado é uma expressão popular, originária da África, e chegou ao Brasil durante a colonização, no Século XVII, trazido pelos escravos. Na região, o Congado Nossa Senhora do Rosário foi fundado em 1925 por José Gonçalves de Almeida. A origem se deu pela influência dos tropeiros, procedentes da cidade do Serro, que passavam também por Ferros, Joanésia, Mesquita, Santana do Paraíso e Ipaneminha.

O processo de registro foi iniciado no mês de julho, com um levantamento realizado pela Prefeitura de Ipatinga. Em outubro, o estudo foi apresentado ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. Toda a tramitação foi finalizada em novembro, com a publicação do decreto pela prefeita Cecília Ferramenta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com