Cidades

Concurso de Queijo de Leite de Cabra abre inscrições

Prazo para inscrições no concurso do Cabra Fest vai até dia 28

BH – Já comeu queijo de cabra? E de ovelha? Se não comeu ainda, você vai ter a oportunidade de conhecer os diversos tipos produzidos no Sudeste brasileiro, com posição de destaque para Minas Gerais.

Para estimular a produção e a constante melhoria dos queijos, buscando sua valorização e abertura de mercados consumidores, será realizado, no dia 6 de julho, o 1º Concurso de Queijo de Cabra e Ovelha da Região Sudeste. O evento faz parte da programação da 17ª Cabra Fest, que acontece de 5 a 7 de julho em Coronel Pacheco, na Zona da Mata mineira.

O concurso está dividido em duas categorias. A primeira é de cabra, com as premiações queijo fresco, queijo massa lática temperado, queijo massa láctea não temperado, maturação até 30 dias, maturação acima de 30 dias e outros, a exemplo de mofo e minerais. Já a categoria ovelha terá premiações para queijo fresco massa mole, queijo maturado – 30 a 90 dias de massa prensada, massa temperada e outros, a exemplo de mofo e minerais.

O concurso é destinado aos estados do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo), onde a Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig/Caprileite) realiza o controle leiteiro oficial do Capragene®, Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros da Embrapa. Para participar do concurso, é necessário que o produto possua pelo menos um dos selos de inspeção, municipal, estadual ou federal (SIM, SIE ou SIF).

A comissão julgadora é formada por técnicos, especialistas do setor, chefs, jornalistas e grandes referências da gastronomia. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de junho.

O evento é uma realização da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Caprileite/Accomig), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Embrapa, Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco e Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata Mineira (Caprima).

CABRA FEST

A Cabra Fest está em sua 17ª edição, e é a mais tradicional festa da cabra leiteira do estado. O evento foi criado para promover a produção de caprinos e derivados, além de mostrar o potencial do segmento na região.

Ainda dentro da festa será realizado, no dia 5 de julho, o 16º Workshop “Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica”, que reúne, anualmente, os segmentos da cadeia produtiva e conta com palestrantes de destaque do setor no Brasil e no exterior. O evento é voltado para técnicos ligados às ciências agrárias, professores, pesquisadores, estudantes e produtores, especialmente das áreas de caprinocultura e ovinocultura leiteira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/2I9dOpc. O workshop será transmitido ao vivo pelo Repileite (www.repileite.com.br).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com