Cidades

Comunidade escolar elege equipes diretivas em Ipatinga

Das 45 escolas da rede municipal, 21 estão aptas e preparadas para participar do processo

 

IPATINGA – Em processo democrático, a comunidade escolar será consultada neste sábado (24) para composição das equipes diretivas que cumprirão mandatos no triênio 2019-2021 nas escolas municipais de Ipatinga. Profissionais da Educação, pais, responsáveis e alunos (a partir de 12 anos) devem comparecer às suas unidades escolares, das 8h às 17h, para votação.

Das 45 escolas municipais de Ipatinga, 21 estão credenciadas e preparadas para realizar a eleição. Os outros 24 educandários que compõem a rede não participarão do pleito por duas razões: Dezessete deles não formaram chapas e sete foram inaugurados ou incorporados à rede recentemente.

AUTONOMIA

Segundo a secretária Adjunta de Educação, Wanessa Mayra Reis de Castro Maia, esse modelo de gestão democrática da educação em Ipatinga tem como princípio básico a administração autônoma e participativa, que garante a descentralização do processo educativo em parceria com a comunidade escolar.

“É importante que os pais, alunos e toda a comunidade escolar participem das eleições, de modo que a escolha seja plenamente legitimada. A lei assegura a participação de todos os atores envolvidos na educação de nossos estudantes e vai garantir a autonomia, transparência, qualidade social e democratização na rede municipal”, disse a secretária Adjunta.

ASSEMBLEIA

A cada três anos, as unidades escolares passam pelo processo de escolha da equipe diretiva. O pleito é coordenado pela Comissão Eleitoral Central e Comissões Eleitorais de cada escola.

Até a próxima sexta-feira (23), as comissões locais das escolas envolvidas organizarão um cronograma para apresentação do plano de trabalho de cada equipe.

“Convidamos a comunidade escolar não somente para a votação no próximo sábado, mas também para conhecer durante as assembleias que estão sendo realizadas o plano de trabalho de cada chapa. Assim todos poderão escolher aquele que julgam ser o melhor projeto de trabalho para a escola”, enfatizou Wanessa.

Ainda conforme a lei, todos os candidatos às equipes diretivas passaram por um “Curso de Formação de Gestores” com carga horária de 80 horas.

APTOS A VOTAR

Conforme orientações da Secretaria Municipal de Educação (SME), devem votar neste sábado: profissionais da educação efetivos, que fazem parte da carreira do magistério, pais, responsáveis e alunos votantes (a partir de 12 anos) com freqüência superior a 50% das aulas no período letivo anterior.

Os estudantes de unidades onde não haverá eleição também devem comparecer às escolas neste sábado, pois será considerado um dia letivo do calendário escolar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com