Cidades

Comunidade escolar é recebida na Volta às Aulas

Secom PMI

IPATINGA – Pais de alunos, estudantes, profissionais da Educação e conselheiros escolares têm um encontro marcado nas escolas municipais de Ipatinga nesta quarta-feira (03). A Prefeitura realiza, a partir das 17h, mais uma edição do “Volta às Aulas em Família”, uma programação especial que envolve toda comunidade escolar para apresentar os programas e projetos a serem desenvolvidos nas unidades da rede municipal de ensino, ao longo do ano letivo de 2016.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a comunidade escolar também receberá informações sobre a organização do calendário letivo (trimestres, distribuição de notas e sistema de avaliações), o funcionamento da escola (horários dos turnos e das aulas), a utilização dos novos uniformes escolares e o cardápio da merenda ofertado aos alunos.

RETORNO

Na segunda-feira (01), as equipes diretivas receberam os professores em todas as escolas da rede municipal. Eles tiveram informações sobre o ano letivo que inicia e auxiliaram no planejamento das atividades para recepcionar a comunidade escolar, no dia do “Volta às Aulas em Família”.

Para a diretora da Escola Municipal Infantil Estrelinha Azul, do bairro Bom Jardim, Virna Barbosa de Oliveira, este será um ano de muito trabalho. “Temos muitos desafios pela frente, mas há muito para se comemorar. Por meio dos investimentos realizados na rede municipal, hoje nossas crianças utilizam mesas e cadeiras adequadas à sua faixa etária, temos um cardápio da merenda escolar com alimentação balanceada e mais nutritiva e nossos estudantes estão devidamente identificados com os novos uniformes escolares. Além disso, a infraestrutura de nossas unidades passou por uma revitalização completa, por meio do OP Educa, que conta com a participação ativa da comunidade escolar”, avalia a gestora.

POSSE
Na última sexta-feira (29), a Prefeitura de Ipatinga realizou a cerimônia de posse das equipes diretivas, eleitas via consulta à comunidade escolar no final do ano passado. Ao todo, 165 integrantes das novas diretorias escolares receberam os termos de posse das mãos da secretária municipal de Educação, Leida Tavares. “A escolha das equipes diretivas por meio da consulta à comunidade escolar, que está assegurada pela Lei da Gestão Democrática da Rede Pública Municipal de Ensino de Ipatinga sancionada pela prefeita Cecília Ferramenta, reafirma o compromisso da Administração Municipal com a participação de todos na qualificação da Educação de Ipatinga”, afirma a secretária.

Memória da gestão democrática nas escolas

Secretária municipal de Educação, Leida Tavares também recordou que esta é uma luta antiga da classe, iniciada na década de 80. “Iniciamos esta luta pela gestão democrática da Educação quando o ex-prefeito Chico Ferramenta realizou, pela primeira vez na rede municipal, a consulta à comunidade escolar para escolha das equipes diretivas”, recorda Leida Tavares. “Por meio da Lei nº 3.461/2015 este direito está garantido e vamos continuar trabalhando, junto aos pais, alunos, professores e demais profissionais da Educação, na organização, construção e avaliação dos projetos pedagógicos e, também, na administração dos recursos da escola”, adianta.

A diretora da Escola Municipal João Reis de Souza, do Limoeiro, Glaucia Malaquias, destaca como os investimentos realizados pela atual Administração Municipal impactam na rotina dos estudantes e no envolvimento dos pais com as atividades escolares. “Sabemos que os pais querem o melhor para seus filhos, e hoje oferecemos uma unidade educacional bem cuidada, merenda escolar de qualidade e atividades esportivas e culturais auxiliando na aprendizagem. Essa ampliação das oportunidades educacionais faz com que as famílias compareçam às escolas e sejam parceiras em todos os momentos”, observa a diretora.

O evento de posse também contou com apresentações musicais dos estudantes do Projeto Encantar, composto por alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, que emocionaram diretores, diretores-adjuntos, coordenadores pedagógicos, professores, servidores e integrantes dos conselhos municipais da Educação que participaram da cerimônia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com