Cidades

Comunidade do Esperança aprova sessão do OP Educa

IPATINGA – Na noite de quarta-feira (22/10) a prefeitura de Ipatinga promoveu a segunda plenária regional do Orçamento Participativo da Educação – OP Educa, na Escola Municipal Henrique de Freitas Badaró, no bairro Esperança, com alunos da Regional 2.

Na avaliação da secretária municipal de Educação, Leida Tavares, o processo de discussão nas escolas já apresenta resultados. “Visamos o envolvimento das crianças em cada etapa e percebemos que as propostas trazidas pelos alunos apresentam qualidade e seriedade, que dialogam com a realidade das escolas”, relata a secretária.

A reunião do OP Educa no Esperança contou com a participação de alunos delegados, pais, profissionais da rede, integrantes dos Conselhos de Educação das Escolas Municipais Estrelinha Azul, Levindo Mariano, Terezinha Nívea e Maria da Conceição Pena Rocha, além de dirigentes de associações de moradores dos bairros onde elas estão instaladas.

Uma das participantes, Maria Aparecida de Oliveira, de 39 anos, integra uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Maria da Conceição Pena Rocha e se mostrou muito envolvida com o OP Educa. Ela tem dois filhos matriculados na rede municipal. “Ajudei meus filhos com as propostas para melhorias nas escolas deles, e agora represento a minha escola no OP Educa. Acredito que com a participação de todos vamos alcançar ótimos resultados já no primeiro ano do projeto”, avalia Aparecida.

Também moradora do bairro Esperança, Marliere Oliveira de Assis, de 30 anos, sempre estudou em escola pública, e atualmente tem dois filhos na rede municipal. Ela disse que nunca tinha visto uma iniciativa como esta. “Quando damos nossa opinião exercemos o nosso direito de cidadão e temos o dever de acompanhar de perto as obras escolhidas pela população”, argumenta a integrante do Conselho Escolar.

AGENDA
Na próxima semana a agenda de discussões nas escolas será intensificada, com plenárias de 27 de outubro a 1º de novembro. Na próxima segunda-feira (27/10) a EM Deolinda Tavares Lamego, do bairro Bethânia, sediará a discussão com representantes de outras cinco escolas: Primeiros Passos, Vilma de Faria e Silva, Chirlene Cristina Pereira, Zélia Duarte Passos e Gercy Benevenuto.

Nessas plenárias, a equipe da Secretaria Municipal de Educação faz uma prestação de contas dos investimentos realizados nas escolas de cada Regional. A apresentação das prioridades fica sob a responsabilidade dos alunos eleitos como delegados, que, ao final dos encontros, são aclamados integrantes do Conselho Municipal do OP Educa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com